Trump promete bloquear criação de CBDC nos EUA se eleito

Copia de Contra Capa 17

Donald Trump se junta aos candidatos presidenciais dos EUA que se posicionam contra as CBDCs, chamando-as de “ameaça à liberdade.”

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está novamente tentando retornar à Casa Branca, criticou as moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs). Em discurso de campanha em Portsmouth, New Hampshire, em 17 de janeiro, ele prometeu barrar a criação de uma CBDC se eleito Presidente, como forma de proteger a população.

“Enquanto Presidente, eu nunca permitirei a criação de uma moeda digital do banco central. Tal moeda daria ao governo federal, ao nosso governo federal, controle absoluto sobre o seu dinheiro. Eles poderiam tirar seu dinheiro, e você nem sequer saberia que ele sumiu.”

Trump ainda disse que uma CBDC seria uma “ameaça perigosa à liberdade,” prometendo impedir o lançamento de tal moeda nos Estados Unidos.

A declaração do republicano ecoa uma visão similar compartilhada por outro candidato presidencial dos EUA e atual governador da Flórida, Ron DeSantis, que também prometeu não permitir a criação de uma moeda digital do Banco Central caso eleito Presidente.

Robert F. Kennedy Jr, que também participa da corrida presidencial, disse em julho de 2023 que sua administração iria bloquear a emissão de uma CBDC ao mesmo tempo que expressava apoio ao Bitcoin.

Mais países avançam

Embora os EUA possam não estar interessados em ter uma CBDC, outros países continuam explorando moedas digitais soberanas. O Banco da Rússia projetou que a moeda digital do país, o rublo digital, poderia ter ampla adoção até 2025. O país anunciou anteriormente que o piloto do rublo digital começará em agosto de 2023.

O projeto do Brasil também está previsto para ser lançado em 2024, enquanto o Banco Nacional Suíço planeja testá-lo. Enquanto isso, uma recente consulta pública realizada pelo Banco do Canadá revelou que a maioria dos canadenses era contra a ideia de um dólar canadense digital.

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou recentemente que passará para a próxima fase de seu projeto do euro digital após a conclusão de um programa de pesquisa de dois anos.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.