DeFi: Conheça as 3 principais plataformas (2022)

defi01 interna
Colony Lab é um projeto DeFi de peso. Imagem: Reprodução

O mercado descentralizado possui diversos projetos de peso, que devem ser conhecidos; alguns deles são 100% conduzidos pela comunidade.

Introdução

Blockchain é a resposta para muitas questões sem solução. Serviços online exigem agilidade, segurança e transparência para que possam operar adequadamente – e as informações em blocos são a melhor opção para garantir todos esses pontos.

Muitos projetos interessantes disputam com o Ethereum por uma parcela do mercado. Antes de conhecê-los, entenda do que se trata o conceito.

O que é DeFi?

É uma abreviação para Decentralized Finance, ou “Finanças Descentralizadas”, em tradução livre. Refere-se a todo projeto financeiro envolvendo economia descentralizada, como plataformas de negociação, empréstimos, liquidez etc.

Suas organizações não são mediadas ou regulamentadas por uma autoridade central: a comunidade é responsável por seu funcionamento e gestão.

Top 3 projetos DeFi

Colony Lab

Este é um dos projetos DeFi mais proeminentes do mercado, responsável por auxiliar outras iniciativas digitais a nascerem e prosperarem. Para tanto, ele provê frameworks que facilitam a implementação de tecnologias blockchain.

Colony é executado sobre a plataforma Avalanche (AVAX), uma concorrente direta do Ethereum.

Fantom

Por conta das altas taxas de transação presentes no Ethereum, foram criados alguns ecossistemas descentralizados para resolver esse problema. A Fantom executa contratos inteligentes (smart contracts) rapidamente, com custos bem baixos.

Aplicações descentralizadas (dApps) e ativos digitais podem ser facilmente desenvolvidos por meio da plataforma;

PancakeSwap

Uma das exchanges descentralizadas (DEX) mais famosas do mundo. Boa parte dos projetos embrionários, bem como jogos NFT, fazem uso da PancakeSwap para negociar seus tokens nativos.

É bastante fácil utilizá-la: basta conectar sua carteira online (MetaMask, Trust Wallet, Binance Wallet etc) à plataforma e começar a negociar.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.