A relação entre NFTs e Copywright

nft03 interna
Muitos NFTs são alvos de processos judiciais por infringimento de marca. Imagem: Reprodução

Diversas questões legais tomaram forma desde a popularização dos tokens não fungíveis; o número de golpes envolvendo a tecnologia continua extremamente elevado.

Polêmica

Em janeiro deste ano, a OpenSea, plataforma de negociação de tokens não fungíveis (NFTs), anunciou que 80% dos trabalhos artísticos à venda em seu ecossistema são falsos, plágios ou scams.

Isso é realmente preocupante: se você não tiver experiência em cripto, significa que 8 em cada 10 NFTs dentro da plataforma podem fazer você perder dinheiro.

Problemas relacionados a direitos autorais são frequentes: a famosa grife Hermès processou um artista digital por infringimento de marca.

A coletânea “MetaBirkins” fez uso da “Birkin”, marca registrada da Hermès, para vender adaptações digitais da famosa coleção da grife.

O que é direito autoral?

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal (CF), direitos autorais, também conhecidos como copywright, são todos os direitos que o criador de determinada obra intelectual tem sobre sua criação.

Também há a Lei 9.610, a Lei dos Direitos Autorais (LDA), a qual determina as principais diretrizes a respeito de direitos autorais desde 1998.

Em teoria, a lei busca proteger o autor por conta do tempo, conhecimento e dinheiro utilizados durante a criação de alguma coisa.

No Brasil, uma obra deixa de ser protegida pela lei de direitos autorais 70 anos após o falecimento de seu autor. Em outros países, as regulamentações podem variar.

O que é um NFT?

Em resumo, NFTs servem como garantia incontestável de que você é dono de determinado produto.

Diferentemente das criptomoedas, tokens não fungíveis são bens únicos e não podem ser diretamente trocados por outro. Tal característica garante a autenticidade de cada obra presente na rede.

NFT x direitos autorais

A transferência de direitos autorais exige um processo burocrático que, em geral, não existe nos NFTs. Portanto, a compra de tokens não fungíveis não garante direitos autorais sobre o produto.

Ou seja: sua compra equivale a uma hash única na blockchain e um link para download da obra. Nada mais.

Caso não esteja explicitado no contrato que a transação transfere os direitos autorais ao comprador, não há o que fazer ou discutir a esse respeito.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.