Alemanha aprova sua própria blockchain pra combater a Libra

Alemanha pronta para interceptar a Libra

De acordo com Spiegel, o gabinete federal da Alemanha aprovará sua própria blockchain anunciada em junho de 2019, que supostamente bloqueia projetos como a criptomoeda Libra do Facebook.

Embora a medida sinalize a intenção do país de fazer parte da economia global emergente, a blockchain alemã, administrada pelo governo, pode soar o último sinal de morte da Libra na Europa.

Thomas Heilmann, da União Democrática Cristã de centro-direita (CDU), diz que a coalizão legislativa alemã já tem um acordo permanente para impedir a operação de qualquer “stablecoin relevante para o mercado”.

Comentando sobre o assunto, Heilmann declarou:

“Até agora, a economia fez um excelente trabalho no combate às crises e à inflação com medidas tomadas pelos bancos centrais. Uma vez que um provedor de moeda digital domine o mercado, será bastante difícil para os concorrentes.”

Em vez da Libra capturar o mercado na Alemanha, as autoridades parecem ser a favor da criação de uma moeda digital apoiada pelo Estado que será executada na blockchain alemã.

Parte da estratégia da blockchain proposta da Alemanha envolve a criação de uma estrutura para startups de criptomoedas no país. O Bitbond em maio de 2019, lançou a primeira oferta de token de segurança regulamentada (STO) na Alemanha.

De acordo com Heilmann, as autoridades na Alemanha esperam que a estratégia de blockchain ajude as startups de criptomoedas locais a terem vantagens competitivas sobre suas contrapartes estrangeiras.

Há, no entanto, pouca informação sobre como uma blockchain alemã administrada pelo governo incentivará participantes privados.

A Europa quer distância da Libra

Para o analista de criptomoedas, Alex Krüger, outros países poderão em breve começar a copiar a abordagem da Alemanha para o emergente setor de tecnologia de criptomoedas e blockchain.

https://twitter.com/krugermacro/status/1172521542724521984

A Alemanha faz parte de uma lista crescente de países que se esforçam para bloquear a criptomoeda Libra do Facebook.

Na sexta-feira (13 de setembro de 2019), o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, declarou que o país trabalhará para bloquear a Libra na Europa.

Ecoando sentimentos semelhantes aos adotados por Heilmann, Le Maire supôs que Libra constitua uma ameaça à soberania econômica da Europa.

Na China, o banco central está acelerando os esforços para lançar o projeto de yuan digital do país. Essa medida também faz parte do plano da China de bloquear Libra.

Enquanto isso, a Associação Libra está avançando com seus planos de lançar o projeto de criptomoeda. A Associação solicitou recentemente uma licença de pagamento junto aos reguladores suíços.

Imagem de Felix Mittermeier por Pixabay
Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.