Bill Gates diz que as empresas de tecnologia “merecem perguntas rudes, injustas e difíceis”

Ele também disse ao podcast Armchair Expert que considerava Steve Jobs um “gênio”

Bill Gates acredita que as empresas de tecnologia “merecem” o tipo de escrutínio que tiveram durante as audiências no Congresso (dos EUA) no mês passado e que Steve Jobs foi um “gênio”, disse ele ao podcast Armchair Expert.

“Se você tem tanto sucesso quanto eu ou qualquer uma dessas pessoas, você merece perguntas rudes, injustas e difíceis”, disse o fundador da Microsoft ao apresentador Dax Shepard. “O governo merece atirar em você”, disse Gates. “Esse tipo de fritura vem com o território de super-sucesso. Está bem.”

Gates estava se referindo à audiência de 29 de julho perante o Comitê Judiciário da Câmara, onde os CEOs da Apple, Google, Facebook e Amazon foram questionados sobre suas práticas de negócios como parte de uma investigação antitruste em andamento.

Durante a ampla entrevista do podcast, Gates falou sobre o trabalho de sua fundação em vacinas e como foi começar a Microsoft, mas também falou sobre como é ser uma espécie de celebridade; ele diz que demorou um pouco para se acostumar com a ideia de empresários de tecnologia serem famosos na cultura popular. “Foi uma loucura, porque eu era nerd e não muito sociável, então ser lançado nesse reino de ‘o que ele diz sobre isso, o que ele diz sobre aquilo, o que ele diz que é semi-interessante’ era tipo, uau , o que aconteceu.”

Quanto a seu falecido rival, Gates disse que não era tão “durão” quanto Steve Jobs, mas admirava como Jobs transformou a Apple quando voltou para a empresa.

“Jobs era um gênio, o que ele fez, principalmente quando voltou para a Apple… ninguém mais poderia fazer o que ele fez lá. Eu não poderia ter feito isso. ” Gates admitiu que invejava o carisma do falecido CEO da Apple. “Ele era um mago em motivar as pessoas demais – eu era um mago menor, então não podia cair em seu feitiço – mas podia vê-lo lançando o feitiço”, brincou Gates. “Eu estava com tanto ciúme.”

Gates até falou sobre o que considera algumas de suas deficiências pessoais. “Eu não sou muito bom socialmente, não sei cozinhar e estou muito envergonhado por não falar nenhuma [outra] língua fluentemente”, disse ele.

Para aqueles que não ouviram, o podcast Armchair Expert tem um tom meio geek (por exemplo, a co-apresentadora Monica Padman pergunta a Gates sua cor favorita em um ponto. É azul), mas o formato pode ter permitido que Gates relaxe um pouco; ele admite compartilhar a afinidade de Shepard com a Diet Coke, por exemplo, diz que medita usando Headspace e que é um grande fã do filme Spy Game, estrelado por Brad Pitt.

Para ouvir uma versão menos formal de Bill Gates, você pode conferir o podcast aqui.

Fonte: The Verge

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.