Banco da China está testando pagamentos com stablecoin através de cartão SIM off-line

China

Banco da China testa sistema inovador de pagamento off-line usando cartões SIM para transações com yuan digital

O Banco da China, um dos maiores Bancos estatais da China, está testando um sistema de pagamento off-line inovador usando cartões SIM específicos que se integram ao seu aplicativo e-CNY. Essa solução visa permitir que os clientes façam transações telefônicas com o yuan digital, também conhecido como e-CNY, a moeda digital do Banco Central da China. O Banco revelou sua parceria com as operadoras de telecomunicações China Telecom e China Unicom, e os testes estão programados para começar em breve.

Com a nova tecnologia, os clientes poderão simplesmente aproximar seus telefones dos terminais de ponto-de-venda para fazer pagamentos, eliminando a necessidade de fazer ligações e até mesmo com o celular desligado.

No entanto, essa funcionalidade estará disponível apenas em telefones Android específicos e em áreas de teste limitadas no país. O Banco Popular da China lançou uma versão de teste do aplicativo e-CNY em janeiro do ano passado.

A stablecoin chinesa, o yuan digital CBDC, agora pode ser usado para pagar o transporte público em 10 rotas de ônibus na cidade chinesa de Guanzhou, uma novidade no país. Os passageiros podem pagar a viagem baixando o aplicativo e-CNY, depositando dinheiro e escaneando o código QR no ônibus.

Por outro lado, Hong Kong lançou um programa experimental de e-HKD em maio, seguindo um whitepaper da Autoridade Monetária de Hong Kong em outubro de 2021 sobre um possível CBDC de varejo. O Banco Central de Hong Kong, o HKMA, está explorando a possibilidade de pagamentos transfronteiriços com e-CNY e e-HKD, conforme mencionado em um documento de consulta publicado em setembro.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future