Criadores de conteúdo falso sobre cripto enganaram vários investidores

scam06 interna
Logically investigou dois golpistas de criptomoedas. Imagem: Reprodução

Estudo sugere que figuras proeminentes do mundo das criptomoedas enganam intencionalmente os seguidores para benefício próprio.

Scam com cripto

De acordo com investigações feitas pela Logically, dois criadores de conteúdo digitais, responsáveis por elaborar teorias da conspiração sobre criptomoedas, foram responsáveis por fazer vários investidores perderem dinheiro.

Trata-se de um esquema de pump-and-dump, quando uma pessoa ou uma organização fabrica informações falsas para que determinados ativos subam ou caiam de preço.

Modus operandi

Para tanto, ambos os criadores de conteúdo fizeram inúmeras alegações inverídicas a respeito de autenticidade e apoio institucional de outros grupos financeiros.

Com o tempo, os golpistas ganharam a confiança de uma grande audiência. Infelizmente, muitos acabaram caindo na história e perderam milhões de dólares em criptomoedas.

Os canais de Telegram em questão são: WhipLash 347 e Quantum Stellar Initiative (QSI). Ambos foram utilizados para promover tokens financeiros fraudulentos, construídos sobre a blockchain Stellar (XLM).

Desconfiança e tragédia

A própria comunidade da Stellar reconheceu que os dois grupos estariam cometendo atitudes duvidosas em relação aos investimentos propostos.

O primeiro grupo possuía 277 mil seguidores, enquanto o segundo angariou 35 mil. Os golpistas afirmavam que as criptomoedas fraudulentas seriam um grande sucesso. O motivo: eles teriam contatos dentro do serviço militar secreto.

Para fortalecer o embuste, ambos os criminosos passaram a descredibilizar a imprensa e as instituições mainstream.

Como resultado, milhões de dólares em criptomoedas foram perdidos. Segundo a Logically, um dos usuários perdeu US$ 100 mil e, por conta disso, cometeu suicídio.

O líder do QSI foi identificado como PatriotQakes; o do WhipLash 347 ainda não foi descoberto. Investidores lesados pelos esquemas criaram uma conta no Twitter para expor as farsas fabricadas pela dupla.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.