Ethereum cai mais de 20% desde a Merge

ethereum04 interna 1
“The Merge”: Atualização não foi capaz de frear a tendência de baixa do Ethereum. Imagem: Reprodução

O mercado não parece ter respondido muito bem à grande atualização do Ethereum; Bitcoin também segue em queda

Queda livre

Segundo dados do CoinMarketCap, o Ethereum caiu 21,28% ao longo da última semana. Desde a implementação da fusão (Merge), uma das grandes atualizações de sua blockchain, os investidores não mostraram qualquer empolgação e o ativo só tem caído desde quinta-feira (15).

No momento em que este artigo foi escrito, a unidade do Ether (ETH) estava sendo negociada a US$ 1.394,26. O Bitcoin (BTC) não está em bons lençóis, também; ele caiu 9,07% ao longo da semana e está sendo negociado a US$ 19.721,52.

Motivos

Desde o abrandamento da pandemia, o cenário econômico global entrou em frangalhos; por exemplo, a inflação nos Estados Unidos bateu 8,26% em agosto – um pouco menos brutal que em julho (8,52%) ou junho (9,06%).

Como era de se esperar, o descontrole da principal economia mundial dificulta, e muito, o crescimento da economia descentralizada. Os Estados Unidos são os maiores do mundo em mineração e em número de terminais de autoatendimento de criptomoedas.

Sobre a Merge

A grande atualização da rede Ethereum aposentou seu antigo protocolo de consenso, intitulado prova de trabalho (PoW), dando vez à prova de participação (PoS). Agora, para participar da rede, é necessário bloquear uma quantia mínima em uma carteira específica. O saldo será utilizado para validar transações, além de garantir velocidade e segurança à rede.

Acredita-se que, com a atualização, o consumo de energia da rede será 99,95% menor que antes.

Entretanto, esta atualização não resolve boa parte dos problemas do ecossistema, como a baixa velocidade de transação e a escalabilidade; outras quatro etapas serão executadas para mudar, de maneira drástica, a performance da rede.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.