Ethereum é o futuro do DeFi? Escalabilidade e questões de custo abrem portas para Cardano e Polkadot

Como Ethereum continua a lutar com escalabilidade e custo, os traders continuam questionando as limitações da rede Ethereum

Finanças descentralizadas e Dapps são os mercados que a Ethereum e outros blockchains de contratos inteligentes têm como alvo. Em seu estado atual, o espaço DeFi está intrinsecamente ligado ao Ethereum, com a grande maioria dos maiores protocolos DeFi em execução em seu blockchain.

No entanto, apesar da popularidade do Ethereum como uma plataforma para aplicativos DeFi, o crescimento desenfreado tanto no número de aplicativos DeFi quanto no número de usuários DeFi colocou uma pressão na infraestrutura do Ethereum, levando a uma série de desafios que muitos usuários de Ethereum DeFi enfrentam agora a base regular.

O problema com Ethereum

Conforme mencionado acima, as limitações do Ethereum continuam a ser expostas devido à sua falta de escalabilidade e consequentes altos custos.

Como o blockchain Ethereum está agora, a rede DeFi mais aproveitada só é capaz de processar cerca de 10-14 transações por segundo (tps) em carga total, ou pouco mais de 30 transações se os blocos foram totalmente otimizados.

O rendimento muito limitado nas transações no Ethereum criou problemas significativos com a maioria dos aplicativos DeFi – a saber, taxas altas. A situação está ficando mais tensa à medida que o interesse pelo DeFi cresceu e os usuários triplicaram somente no ano passado.

A principal utilidade de muitos aplicativos DeFi baseados em Ethereum é altamente dependente da obtenção de um retorno rápido da transação. Com o Ethereum levado ao limite de escalabilidade e custo, o cenário DeFi está se tornando muito caro para usar. O popular analista e trader Lark Davis disse sobre o Twitter:

#Ethereum taxas são loucas agora, ETH defi é realmente um jogo de baleia neste momento, infelizmente. Camada 2 realmente necessária para Uniswap .

O Uniswap exige que os usuários invoquem um contrato inteligente e, devido às limitações do Ethereum, as taxas dispararam para atingir recordes de uma média de US $ 16 / transação em meados de janeiro.

Então, quais são as limitações do Ethereum e se sua rede não é o futuro do DeFi, então alternativas como Cardano e Polkadot poderiam dominar o mercado.

Polkadot e Cardano

Polkadot e Cardano são duas plataformas de contratos inteligentes rivais, ambas as favoritas do grupo conhecido como Ethereum Killers.

Cardano (ADA)

Muita coisa aconteceu nos bastidores de Cardano no ano passado. Seu ecossistema ainda está evoluindo, como pode ser visto na introdução da prova de jogo não há muito tempo. A comunidade continua muito fiel a este projeto. O preço do ADA aumentou mais de 300% em 2020.

A Cardano lançou sua rede principal Shelley em 2020, como parte de seus desenvolvimentos em um protocolo de blockchain de prova de aposta (PoS).

Embora os contratos funcionais inteligentes ainda não tenham sido lançados na blockchain Cardano, o lançamento de Shelley ainda marcou uma grande conquista para a blockchain Cardano e gerou um sentimento mais positivo em torno do token ADA.

Em março, Cardano está programado para passar pela atualização Goguen, que deve ver o lançamento desses contratos inteligentes funcionais. Quando os contratos inteligentes estão ativos, protocolos financeiros descentralizados em grande escala e outros aplicativos descentralizados podem ser lançados em cima do Cardano – dando-lhe mais utilidade e valor.

Pesquisadores da Binance Academy confirmaram a integração do contrato inteligente da atualização Goguen em um relatório:

Desde dezembro de 2020, os contratos inteligentes funcionais não podem ser implantados na plataforma blockchain. Como parte do roteiro, isso será implementado como parte da atualização do Goguen. Após Goguen, a era Basho se concentra na otimização da escalabilidade e interoperabilidade, e a era Voltaire introduz um sistema de tesouraria para lidar com a governança.

O preço do Cardano também registrou um crescimento de cerca de 104% somente em 2021. Seu token nativo, ADA, passou do Bitcoin Cash ( BCH ) para se tornar a seis maior criptomoeda por capitalização de mercado. O ADA está sendo negociado atualmente a um preço de US$ 0,3504 no momento da redação.

Polkadot (DOT)

Polkadot é visto como um dos rivais mais proeminentes do Ethereum. O projeto foi iniciado pela Fundação Web3 com o objetivo de interoperabilidade entre blockchains para alimentar uma internet descentralizada do futuro.

O blockchain Polkadot é considerado um blockchain de nova geração e conecta blockchain privados e públicos e redes através de um protocolo multichain usando o que ele chama de “parachains”, que permite que outros blockchain se conectem como sidechains.

A rede Ethereum tem sido frequentemente criticada por estar lutando com problemas de escalabilidade e velocidade que sua comunidade acredita que serão completamente resolvidos quando o ETH 2.0 for concluído. No entanto, o protocolo de Polkadot está chamando atenção, pois atualmente tem a capacidade de lidar com milhares de transações por segundo, o que o contrapõe diretamente ao Ethereum aos olhos de alguns comentaristas. O token DOT de Polkadot teve um crescimento incrível este ano de quase 100%, mas agora caiu com o resto do mercado e está atualmente sendo negociado a US $ 16,17.

Ethereum por enquanto

Por enquanto, parece improvável que Ethereum seja destronado no curto prazo. A Ethereum tem uma vantagem muito firme e clara de pioneiro sobre seus concorrentes. Ela não apenas tem o maior domínio em termos de valor de rede, mas também supera a concorrência em vários fatores importantes.

Em suma, esses fatores são – o número de usuários ativos; o token ERC-20 (Ethereum) sendo o padrão mais adotado para cripto ativos recém-emitidos; adoção de terceiros para serviços e infraestrutura; e segurança geral da rede.

A ETH está sendo negociada atualmente a um preço de $ 1.331,66, queda de cerca de 7,5% na semana passada, de acordo com a CoinMarketCap.

Fonte: BlockchainNews

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_