Blockchain empresarial: ‘Ethereum for Business’ explica os principais casos de utilização

O livro “Ethereum for Business” de Paul Brody dá uma visão geral básica do Ethereum empresarial, ao mesmo tempo que fornece casos de utilização reais de como os clientes da EY aproveitam a tecnologia.

image 54

O mercado de criptomoedas encontrou a sua quota-parte de altos e baixos no último ano, mas a tecnologia blockchain continua a registar um crescimento impressionante à medida que as empresas procuram a transformação digital.

Descobertas recentes da plataforma de pesquisa de mercado, MarketsandMarkets, estimaram o tamanho do mercado global de blockchain em US $ 7,4 bilhões em 2022. Embora notável, o relatório indica que o setor de blockchain deve gerar US $ 94 bilhões em receita até o final de 2027. Se essas descobertas forem precisas, isso resultará em uma taxa composta de crescimento anual de 66% de 2022 a 2027.

Desmembrando o ‘Ethereum for Business’

Em termos específicos, muitas empresas estão atualmente a utilizar a cadeia de blocos Ethereum para melhorar processos empresariais obsoletos. Paul Brody, líder global de blockchain da Ernst & Young (EY), disse à Cointelegraph que acredita que a rede Ethereum impulsionará o maior crescimento para o mercado de blockchain empresarial daqui para frente.

Para trazer isso à luz, Brody publicou recentemente Ethereum for Business. De acordo com Brody, este livro pretende ajudar executivos de nível C não técnicos e líderes de empresas a entender como e por que o Ethereum se aplica a casos de uso específicos.

Ethereum for Business, um livro de Paul Brody
Ethereum for Business, um livro de Paul Brody. Imagem cedida por Cointelegraph.

Para facilitar o acesso dos leitores ao assunto, Brody começa a primeira parte do livro explicando como o Ethereum funciona usando uma linguagem relacionável.

Existem três conceitos básicos que são úteis para entender – o livro-razão distribuído, o livro-razão programável e o algoritmo de consenso, escreve ele.

Brody explica então que todo “sistema financeiro tem um livro-razão”, mas observa que a diferença entre os sistemas tradicionais centralizados e o Ethereum é que “o livro-razão do Ethereum é público e distribuído a todos os participantes”.

O primeiro capítulo também explica a terminologia associada às redes de blockchain. Brody escreve que “os lotes de transações são conhecidos como ‘blocos'”. Ele termina o capítulo mencionando que a rede Ethereum é muitas vezes atraente para os utilizadores empresariais porque oferece a “conveniência de um negócio digital integrado” sem um operador de mercado centralizado.

Antes de se aprofundar em casos de uso específicos, Brody passa os próximos capítulos do livro detalhando a terminologia como carteiras, tokens e contratos inteligentes. Por exemplo, no capítulo quatro, ele escreve:

No Ethereum, tanto o dinheiro como o material podem ser representados como tokens, enquanto os termos da troca entre duas partes podem ser capturados num contrato inteligente.

Ethereum

Brody acrescenta que tudo o que tem valor é armazenado numa carteira quando se utiliza a cadeia de blocos Ethereum: “As carteiras são apenas um nome para uma conta digital onde pode armazenar as suas chaves e os direitos de acesso aos contatos e bens que controla através dessas chaves.”

O capítulo cinco centra-se nos oráculos; como Brody menciona, “as transações empresariais exigirão uma utilização extensiva de oráculos”, uma vez que as fontes de dados externas serão essenciais para completar contratos inteligentes para fins comerciais.

A informação apresentada no início do livro de Brody é extremamente útil para os leitores que possam ser novos no sector da cadeia de blocos. Os capítulos seguintes centram-se em conceitos como a privacidade, que é uma consideração crucial para as empresas que utilizam a blockchain.

No capítulo seis, Brody escreve:

Embora as empresas exijam privacidade, as cadeias de blocos não oferecem, por defeito, privacidade.

Perante isto, Brody centra esta secção em aplicações de privacidade que podem ser aplicadas para apoiar transacções empresariais. Embora Brody mencione no início do livro que a leitura não se destina a promover o trabalho de blockchain da EY, ele detalha como Nightfall e Starlight – dois mecanismos de privacidade criados pela EY – são usados pelas empresas para garantir transações privadas de blockchain.

Casos de utilização do Ethereum em empresas do mundo real

A segunda parte do livro de Brody centra-se em casos de utilização e estudos de caso. Esta secção é provavelmente a mais interessante porque explica porque é que a tecnologia pode ser útil para os processos empresariais.

A tokenização é fortemente discutida na seção dois, com Brody escrevendo que é “a coisa mais importante que as empresas podem fazer no espaço do blockchain”. Ele acrescenta que a tokenização é frequentemente a primeira decisão que as empresas que usam blockchain tomam, pois isso pode ser usado para digitalizar ativos que podem ser facilmente rastreados e gerenciados.

Embora Brody explique a diferença entre os tokens ERC-20 e ERC-721, ele enfatiza que o padrão ERC-1155 está ganhando força entre as empresas devido à sua combinação de propriedades fungíveis e não fungíveis. Brody compartilha que um cliente da EY na indústria farmacêutica está atualmente usando tokens ERC-1155 para rastrear pacotes de medicamentos serializados. “Usando o padrão 1155, esta empresa pode cunhar grandes volumes de tokens e transferi-los em grandes lotes para distribuidores e outros”, escreve ele.

Ethereum

Brody continua a partilhar exemplos do mundo real de como os clientes da EY aplicam a cadeia de blocos Ethereum. Por exemplo, ele explica como o produtor italiano de cerveja Peroni usa blockchain para rastreabilidade, permitindo que os consumidores digitalizem um código QR para entender como a cerveja foi produzida.

Aqueles que olham para um token não fungível (NFT) de cerveja da Peroni na cadeia Polygon PoS (uma cadeia lateral Ethereum), poderão ver o token de lote final da Peroni, bem como tokens de entrada da casa de malte e fazendas, escreve Brody.

Para além destes casos de utilização, Brody explica em pormenor como a cadeia de blocos ajuda na gestão da cadeia de fornecimento, na gestão de contratos, no controlo das emissões de carbono, nos pagamentos e muito mais. Ele enfatiza nesta seção que “Blockchains fará para os ecossistemas de negócios o que o ERP [planejamento de recursos empresariais] fez dentro de uma única empresa”.

O “Ethereum for Business” é didático, mas a cadeia de blocos é vasta

Embora Ethereum for Business forneça uma visão clara e aprofundada do Ethereum empresarial, os leitores devem lembrar-se que o ecossistema da cadeia de blocos é vasto. Existem várias redes de cadeia de blocos diferentes que as empresas podem utilizar para além da Ethereum.

No entanto, é notável que o novo livro de Brody dê uma visão geral aprofundada do ecossistema Ethereum, quebrando conceitos-chave enquanto fornece casos de uso do mundo real. Isto é extremamente importante, uma vez que a educação em torno da tecnologia blockchain ainda é necessária para impulsionar a adoção generalizada.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.