Feliz aniversário de 5 anos, Ethereum!

Hoje, o Ethereum está comemorando seu quinto aniversário (desde que sua mainnet foi lançada em 30 de julho de 2015).

O white paper original do Ethereum (intitulado: “Ethereum White Paper: Contrato inteligente da próxima geração e plataforma de aplicativos descentralizada”) foi escrito pelo programador russo-canadense, Vitaly Dmitriyevich Buterin (mais conhecido como “Vitalik Buterin”) e, publicado em seu blog em dezembro de 2013.

Veja como Vitalik descreveu o Ethereum na época de seu lançamento:

“O que o Ethereum pretende fornecer é uma blockchain com uma linguagem de programação completa de Turing totalmente desenvolvida que pode ser usada para criar ‘contratos’ que podem ser usados para codificar funções arbitrárias de transição de estado, permitindo que os usuários criem qualquer um dos sistemas descritos acima, assim como muitas outras que ainda não imaginamos, simplesmente escrevendo a lógica em algumas linhas de código “.

Lançamento do Ethereum

O Ethereum foi anunciado por Vitalik em 27 de janeiro de 2014 no dia 2 da Conferência Norte-Americana de Bitcoin em Miami, Flórida.

Durante sua palestra, Vitalik disse que um dos usos do Ethereum era criar criptomoedas para fins especializados:

“Não vamos ter uma moeda. Vamos ter milhares de moedas “.

Cerca de seis meses depois (em 7 de junho de 2014), os oito cofundadores da Ethereum – Vitalik Buterin, Anthony Di Iorio, Charles Hoskinson, Mihai Alisie, Amir Chetrit, Joseph Lubin, Gavin Wood e Jeffrey Wilke – se encontraram em uma casa alugada em Zug, Suíça (uma cidade que recebeu o apelido de “Crypto Valley”). Nesta reunião, Vitalik propôs que o projeto Ethereum prosseguisse como uma organização sem fins lucrativos.

O Desenvolvimento do Ethereum foi financiado por meio de uma oferta inicial de moedas (ICO) entre julho e agosto de 2014, com os participantes pagando pelo token Ether (ETH) com Bitcoin (BTC). Essa OIC levantou 3.700 BTC nas primeiras 12 horas e, no total, foram arrecadados US$ 18 milhões.

O último protótipo de prova de conceito da Ethereum Foundation, com o codinome “Frontier”, foi ao ar em 30 de julho de 2015.

Embora o Frontier estivesse se tornando publicamente disponível nessa data, ele oferecia apenas uma interface de usuário de “linha de comando” e seu objetivo era permitir que os desenvolvedores o usassem em um ambiente de teste ao vivo (mesmo que a plataforma estivesse lidando com fundos reais).

O coordenador de liberação Vinay Gupta disse à Coindesk:

“Não coloque muito valor em risco, a menos que você realmente tenha certeza de que sabe o que está fazendo e que está confiante em sua avaliação de riscos da rede”.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Quinto aniversário

Recentemente, a jornalista e podcaster Laura Shin lançou o episódio #183 de seu podcast “Unchained”; que contou com participação de Vitalik.

A primeira pergunta que Shin fez a Vitalik foi quais eram seus pensamentos e sentimentos sobre o quinto aniversário do Ethereum.

Vitalik respondeu:

“O Ethereum definitivamente percorreu um longo caminho nos últimos cinco anos, e foi realmente impressionante ver a mudança… e até mesmo ver como cada vez mais mudanças estão fora da minha e até fora do controle da Ethereum Foundation. “

Se você estiver interessado em aprender mais sobre a história do Ethereum, poderá conferir o novo livro da jornalista Camila Russo, “A Máquina Infinita: Como um Exército de Hackers de Criptomoedas Está Construindo a Próxima Internet com o Ethereum”, que foi lançado pela HarperCollins em 14 de julho.

Fonte: cryptoglobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.