Fidelity explica como o Ethereum pode atrair investidores institucionais

Ethereum

A Fidelity diz que a evolução e maturação do Ethereum podem agora posicioná-lo ao lado do Bitcoin como um bem monetário investível

O Diretor de Pesquisa da Fidelity, Chris Kuiper, afirmou que o Ethereum (ETH) oferece vantagens para investidores institucionais em comparação com o Bitcoin (BTC). Ele destacou que o setor financeiro tradicional está avançando além do Bitcoin em sua compreensão da criptografia, o que está tornando investidores mais receptivos a outros ativos digitais, como o Ethereum.

Instituições que vão além do Bitcoin

Segundo Kuiper, um dos principais fatores que aumentam a atratividade do Ethereum para os investidores é o seu amadurecimento como protocolo.

De acordo com Kuiper:

Ele se diferenciou ainda mais do Bitcoin, a mudança para a prova de participação e todas essas coisas que estão surgindo… está fazendo seu caso de uso diferenciado, e isso também ajuda na narrativa de diversificação com investidores institucionais.

Há cerca de 12 meses, o Ethereum realizou uma atualização chamada “fusão”, que mudou seu mecanismo de consenso de prova de trabalho para prova de participação. Essa atualização trouxe diversos benefícios, incluindo uma redução de 99% no consumo de eletricidade, uma drástica diminuição na taxa de inflação do Ethereum e a preparação da rede para escalonamento futuro por meio da “fragmentação”.

Ao contrário do Ethereum, o Bitcoin é atualizado com menos frequência, não tem um roteiro de desenvolvimento específico ou uma equipe centralizada. A Fidelity destacou isso como uma das principais qualidades do Bitcoin em janeiro de 2022, pois a descentralização do protocolo confere credibilidade à escassez de seu ativo subjacente, tornando-o o “bem monetário” definitivo.

Ethereum como dinheiro

Fidelity observou durante a entrevista que o Ethereum também pode ser considerado uma forma emergente de dinheiro, especialmente devido à sua natureza deflacionária após a atualização de fusão.

Conforme disse Jack Neureuter, analista de pesquisa da Fidelity Digital Assets, durante a entrevista:

As várias atualizações do Ethereum tornaram o token (ou ativo) mais escasso, isso fez com que esse tipo de atributo de reserva de valor fosse potencialmente mais atraente em torno do Ethereum.

Apesar do otimismo gerado pelo novo mecanismo de queima do ETH após a atualização de fusão, os analistas observaram que isso ainda não se traduziu em um aumento significativo no preço da criptomoeda, pois a demanda por ETH permanece uma incógnita.

Segundo Kuiper,

Ele não tem a vantagem de ser o pioneiro e o efeito de rede do Bitcoin, talvez também haja algumas pessoas duvidando se isso continuará ou não no futuro, só porque mudou tantas vezes no passado.

Além do Bitcoin e do ETH, os analistas disseram que simplesmente não há muita demanda institucional. “O suco não vale a pena para eles, como dizem”, acrescentou Kuiper.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future