Google Ads: Milhares de sites são infectados em esquema de fraude de visualizações

Copia de Contra Capa 16

Como o esquema de fraude de visualizações em anúncios do Google Ads afeta a internet e os anunciantes.

Desde o segundo semestre de 2022, milhares de sites foram infectados por malware que os desvia para páginas fraudulentas, com o intuito de inflar as impressões de anúncios do Google. Pesquisadores de segurança da Sucuri descobriram o malware e rastrearam sua intensificação desde seu primeiro relatório, em novembro.

A campanha infectou mais de 10.000 sites que redirecionaram os visitantes para diferentes endereços de spam. Os suspeitos comumente têm formulários de Q&A que mencionam criptomoedas e outras tecnologias relacionadas a blockchain. Entretanto, especialistas afirmam que todo o texto é apenas conteúdo de preenchimento que encobre a receita real do golpe, que são visualizações de anúncios do Google.

A campanha tem como alvo principalmente sites WordPress, sugerindo vulnerabilidades zero-day existentes na plataforma. É importante que os operadores de site garantam que os painéis de administração estejam seguros através da autenticação de dois fatores e mantenham o software do site atualizado.

Malwares que imitam aplicativos populares também foram usados para espalhar malware aos usuários, trabalhando com o Google Ads para aparecer nos resultados de pesquisa. Toda atenção é pouco na hora de navegar na internet.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.