Governo fecha 16 exchanges de criptomoedas, afegã

Após a proibição do comércio de criptomoedas, o governo ordena o fechamento de 16 exchanges na província afegã

Polícias afegãos fecharam pelo menos 16 plataformas de criptomoedas na província ocidental de Herat. A operação ocorre três meses depois que o atual governo talibã impôs uma proibição às atividades de negociação de ativos digitais.

Vale notar que a mudança no regime político no Afeganistão no ano passado causou incerteza econômica na região. Curiosamente, a instabilidade levou alguns moradores locais a converter suas moedas fiduciárias em ativos digitais e stablecoins.

Exchanges de criptomoedas no fogo cruzado

Uma reportagem recente revelou que os policiais de Herat interromperam a operação de um mínimo de 16 locais de negociação de criptomoedas na segunda província mais populosa do país. As ações das autoridades são resultados da postura negativa do Banco Central no setor de ativos digitais. Não muito tempo atrás, argumentou que o comércio de criptomoedas “causou muitos problemas e está enganando as pessoas” e, portanto, deve ser limitado.

Herat Money Exchnagers’ Union também apoiou o fechamento das plataformas. Segundo a entidade, os infratores geralmente enganam indivíduos por meio do comércio de moeda digital, contando com que a maioria da população do Afeganistão não tem educação financeira suficiente e é fácil se tornar vítima de um esquema fraudulento.

O regime talibã impulsionou a adoção de criptomoedas

O Afeganistão ganhou as manchetes em agosto passado, quando o Talibã (uma facção política e religiosa ultraconservadora) retomou o controle do país. O mundo ocidental (liderado pelos EUA) não ficou feliz com a guerra civil que o novo governo criou para recuperar o poder e impôs sanções financeiras à nação.

Como resultado, o Afeganistão (conhecido como um dos estados mais pobres) mergulhou em uma crise ainda mais profunda. O pânico que reinou no país fez com que alguns de seus moradores procurassem opções monetárias alternativas para preservar sua riqueza e, curiosamente, uma parte deles mudou seu foco para criptomoedas e stablecoins.

Isso foi uma surpresa, já que os cidadãos da nação da Ásia Central dependiam principalmente de joias, metais preciosos e dinheiro durante tempos turbulentos

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future