Hacker usa o twitter da BitMEX: “Pegue seu Bitcoin e corra”

Após o gigantesco vazamento de dados dos usuários da BitMEX, a conta do Twitter da exchange de bitcoin foi supostamente invadida

Hoje, as coisas pioraram para a BitMEX, pois um vazamento em massa de emails de usuários aparentemente se transformou em uma crise total para a plataforma de negociação de bitcoin mais significativa do mundo.

A plataforma de negociação de criptomoedas passou por intenso escrutínio depois que vazou os endereços de e-mail de milhares de usuários. O compromisso foi revelado por um usuário pseudônimo do Twitter chamado “@sakuraricebird”.

Aparentemente, o vazamento foi devido à incompetência. A exchange esqueceu de usar a cópia oculta (bcc) para enviar um email. Em vez disso, um email endereçado a todos os usuários inscritos expôs uma grande quantidade de informações pessoais, criando um pesadelo para a exchange.

A conta do Twitter da BitMEX está comprometida?

Acontece que isso foi apenas o começo da história de horror. Várias horas depois, a conta oficial da BitMEX no Twitter começou a postar uma série de mensagens estranhas, incluindo uma que alertava os usuários a “pegar seu BTC e correr”.

Para a maioria dos observadores, esse era um sinal claro de problema. Supostamente, de acordo com o trader de criptomoedas, @IamNomad, o “hack” do Twitter foi na verdade apenas um tiro de despedida do ex-funcionário BitMEX descontente, responsável pelo vazamento de e-mail.

Exchange de Bitcoin desativa saques (parcialmente)

Como se isso não bastasse, logo após o “hack” ameaçador do Twitter, os usuários começaram a relatar que as retiradas haviam sido desativadas.

Alistair Milne, CIO do Altana Digital Currency Fund, foi um dos primeiros a notar isso.

Outros, no entanto, começaram a retransmitir relatórios conflitantes, sugerindo que as retiradas ainda estavam operacionais. Milne depois esclareceu sobre esse ponto, acrescentando:

“[Retiradas desativadas] se aplica somente àqueles que alteraram as configurações de segurança ou a senha após o vazamento de e-mail.”

Algum usuário BitMEX foi comprometido?

Tal como está, ainda há um fervor de pânico sobre a comunidade de criptomoedas sobre se mais revelações podem ocorrer. Por enquanto, apenas a conta do BitMEX no Twitter foi explorada com certeza.

É preocupante, no entanto, houve um boato adicional – ainda que sem fundamento – de hackers na BitMEX surgindo na sequência dos vazamentos. De acordo com um entusiasta do bitcoin conhecido como @ ameero1, já existe um “grupo de hackers” do BitMEX no Telegram, que supostamente se apropriou do 113 BTC ao quebrar as senhas associadas dos emails vazados.

Embora o mencionado acima possa ser facilmente um troll elaborado, um cripto whitehat, apelidado de @ TheCrypt0Mask, aparentemente descobriu quase 200 senhas de e-mails afiliados a BitMEX.

Até o momento, nenhum relatório de perdas da BitMEX foi confirmado.

Fonte: CCN

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.