Hackers obtêm acesso à conta X da MicroStrategy e roubam $440k com golpe de phishing

Copia de Contra Capa 9 1
Imagem: iStock

A conta X da MicroStrategy foi hackeada para promover um falso token baseado em Ethereum e airdrop, levando à perda de mais de $400.000 para usuários desavisados.

A MicroStrategy, grande empresa de inteligência de negócios e maior detentora corporativa de Bitcoin, viu sua conta X comprometida por hackers, que anunciaram o airdrop de um falso token baseado em Ethereum.

O golpe levou à perda de mais de $400k, com a MicroStrategy sendo a vítima mais recente de um hack X em 2024.

Hackers roubam $440k após hack da MicroStrategy Os hackers da MicroStrategy anunciaram o lançamento de um falso token Ethereum chamado MSTR, que eles afirmaram ter taxas de gás baixas e ser respaldado pelas reservas de Bitcoin da empresa.

havia um segundo melhor afinal

(conta hackeada se não for óbvio lol)

Posteriormente, os perpetradores postaram um link de phishing que distribuiria aos usuários o novo token. A conta X da MicroStrategy tinha algumas postagens promovendo o falso token e airdrop, de acordo com relatórios.

Embora os tweets não apareçam mais na conta oficial X da MicroStrategy, o detetive de blockchain ZachXBT disse que os hackers roubaram cerca de $440.000 de pessoas que caíram nos falsos links de phishing e conectaram suas carteiras.

O incidente levou membros da comunidade cripto a se perguntar se a empresa tinha autenticação de dois fatores (2FA) em sua conta X.

Enquanto isso, outros disseram que as pessoas deveriam ter percebido que os tweets eram falsos, considerando que era estranho que a MicroStrategy, que sempre promoveu o Bitcoin e tinha um dos maiores estoques de BTC, lançaria um token baseado em Ethereum.

A empresa de inteligência de negócios possui 190.000 BTC no valor aproximado de $9,8 bilhões no preço atual do Bitcoin de mais de $51.500. No entanto, a MicroStrategy ainda não divulgou uma declaração oficial sobre o hack.

Hacks no X ainda são comuns

Não é incomum que hackers usem contas X de pessoas proeminentes ou empresas/organizações dentro e fora da indústria cripto para atrair usuários desavisados a acreditar que suas falsas promoções e airdrops são reais.

Em setembro de 2023, a conta X do cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, foi hackeada para anunciar um site de phishing que drenou com sucesso mais de $800.000 das vítimas. Buterin revelou mais tarde que o hack foi realizado através de uma troca de sim.

Os hackers também tiveram controle da conta X pertencente à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em janeiro de 2024. Os atores desonestos twittaram que os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista foram aprovados, causando um breve pico no preço do BTC.

O presidente da SEC, Gary Gensler, imediatamente desmentiu a notícia, afirmando que a conta da Comissão foi comprometida. Investigações posteriores mostraram que a ausência de um 2FA e um ataque de troca de sim foram responsáveis pelo hack.

Enquanto isso, os usuários são aconselhados a sempre ter cautela antes de clicar em links postados em qualquer plataforma de mídia social, pois alguns desses links, que exigem que os usuários conectem suas carteiras, na maioria das vezes se revelam maliciosos e servem como drenadores de carteira.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.