Por que você deve usar a Chain Factory da NULS?

Um dos motivos pelos quais a blockchain ainda não alcançou voos maiores é a dificuldade alegada por muitos em utilizá-la. É pensando em acabar com isso que a Chain Factory da NULS tem chamado a atenção.

Ainda em 2017 e 2018, quando a euforia por cripto estava no seu auge, a tecnologia blockchain era testada no mundo todo por grandes bancos, fintechs, empresas de cadeia de suprimentos e outras instituições que começaram a implementá-la em vários estudos de caso. Foi um período de testes que tinham o objetivo de dar um veredito sobre a tecnologia DLT, colocando-a no grupo de inovações bem-sucedidas junto com a Inteligência Artificial (IA) e a nuvem ou tendo um fim não tão glamouroso quanto o Google Glass ou o Blackberry. Nesse sentido, a ideia da Chain Factory começou a tomar forma…

Hoje em dia, fica evidente que a tecnologia está aqui para ficar. Além disso, ela desempenhará um papel fundamental na remodelação de indústrias inteiras, começando pelo mercado financeiro. A corrida dos Bancos Centrais rumo à implementação de CBDCs é um bom exemplo disso. Não obstante, parece que a blockchain ainda é um pouco complicada e inflexível para a maioria das empresas, principalmente para pequenos indivíduos e negócios. É aí que entra a NULS.

A NULS oferece uma solução inteligente que permite a todos uma rápida e segura criação de blockchains personalizadas através do uso de partes prontas chamadas módulos. Existem diversas formas de criar sua própria blockchain com a NULS, mas a mais direta e objetiva é por usar sua interface de usuário chamada Chain Factory.

O que é a Chain Factory?

A Chain Factory é um dos carros-chefe da NULS que merecem uma discussão separada. A interface de usuário possibilita que desenvolvedores blockchain criem novas cadeias usando os módulos da NULS, que podem ser escolhidos a partir de um inventário de soluções prontas. As novas blockchains se apoiam na arquitetura principal da NULS mas podem ser otimizadas a qualquer momento por meio da adição automática de novos módulos.

chain 03

Ao contrário da outra solução para construção de cadeias da NULS – ChainBox – a Chain Factory visa facilitar o máximo possível o processo de criação de uma blockchain. Não é preciso ser um nerd para desenvolver com a Chain Factory, visto que ela simplifica a abordagem a um ponto que todo mundo consegue criar uma nova cadeia. É possível começar com somente alguns dólares pagos em NULS a fim de criar uma blockchain funcional com essa interface de usuário.

Assim, há um método fácil para obter uma blockchain de graça com a Chain Factory. Portanto, é ótimo que leia este artigo. Aqui está o que é necessário fazer:

– Inicialmente, crie sua blockchain com a Chain Factory e pague em NULS;
– Envie um email “solicitando reembolso” para [email protected];
– No email, coloque sua conta NULS utilizada para a aquisição da nova blockchain e a data (inclusive fuso horário) da compra.

Você receberá o reembolso após um tempo e eventualmente aproveitará sua blockchain de graça!

Com a Chain Factory, os usuários podem especificar os principais atributos de uma blockchain, tais como contratos inteligentes, compatibilidade cross-chain e tokenomics, incluindo inflação e deflação quando necessário. Uma vez que os usuários decidam os principais parâmetros de sua ledger, a solução automaticamente construirá, fará o download e implementará suas novas cadeias personalizadas.

Por usar essa fantástica ferramenta de ‘LEGO blockchain’, os usuários podem facilmente desenvolver o seguinte:

– Blockchains permissionadas para corporações, consórcios e outros tipos de organizações;
– Blockchains públicas para diversos motivos;
– Plataformas educacionais para demonstrar as possibilidades da blockchain;
– Plataformas de teste utilizadas por aqueles que querem aprender a desenvolver DLTs ou melhorar suas habilidades;
– Outros propósitos conforme a vontade dos usuários.

Quanto aos casos de uso, depende inteiramente da criatividade e necessidades dos usuários. A tecnologia DLT pode ter uma ampla gama de aplicações e pode ser usada em registros públicos, gerenciamento de dados, pagamentos, redes de fornecimento, cibersegurança, soluções governamentais, redes sociais e muito mais.

O que torna a Chain Factory única?

A tecnologia blockchain está por aí já há mais de uma década, mas ainda não há nenhuma ferramenta tão excelente como a Chain Factory no que diz respeito à construção de novas redes distribuídas em minutos, sem conhecimento prévio em programação.

Pense nisso – antes de os computadores usarem interfaces de gráficas de usuário (GUIs), eles pareciam máquinas de escrever gigantes projetadas para grupos nerds específicos que eram os únicos capazes de usá-las com comandos manuais de digitação. A tecnologia prometia muito, mas as massas não tinham como adotar tais máquinas já que todo o processo de usá-las era realmente difícil. Agora todo mundo possui um computador, notebook ou telefone celular que podem ser facilmente manipulados graças a uma GUI bem projetada. Devíamos dar os créditos à Xerox Alto por isso mas essa é uma outra história.

Dessa forma, é isso o que a Chain Factory deseja alcançar: tornar as blockchains disponíveis a todos por oferecer uma UI compreensível que englobe todos os recursos e comandos complexos em módulos flexíveis. Sem desenvolvimentos, códigos, ou jargões técnicos que enlouqueçam os usuários – apenas alguns passos simples para criar uma blockchain prática. Essa é a beleza da Chain Factory.

Como a Chain Factory funciona?

Já que a Chain Factory foi projetada para ser usada pelas massas, ela é muito intuitiva.

Para criar uma blockchain com a Chain Factory, é preciso se registrar e seguir alguns passos. Tudo começará pela escolha dos módulos. Existem dois grupos de módulos:

– Os obrigatórios, que oferecem transações, mecanismos de consenso, comunicação da rede, conta e bloqueio de dados;
– Os opcionais, tais como serviços públicos e contratos inteligentes, que permitem deixar sua blockchain ainda mais funcional.

CHAIN 01

O próximo passo é escolher um nome para seu token e projeto Blockchain, criar um logo, um símbolo para o token e definir as tokenomics, incluindo oferta, decimais e inflação ou deflação.

CHAIN 02

Uma vez que configure o bloco gênesis e os seed nodes, você pode confirmar seu pedido e tudo estará pronto. É isso! Você criou sua própria blockchain. O ultimo passo seria instalar sua blockchain e aproveitá-la!

Quer você queira testar um token conceito ou criar uma cadeia funcional para sua empresa, você deve definitivamente dar uma chance para a Chain Factory!

Sobre a NULS

A NULS é uma plataforma blockchain adaptável open-source e voltada a empresas que oferece soluções rápidas para desenvolvedores. Contando com microsserviços, contratos inteligentes, interoperabilidade cross-chain e construção instantânea de cadeias, a NULS determina um novo padrão na indústria em simplificar a adoção da blockchain.

Para mais informações e atualizações sobre a NULS visite www.nuls.io
Siga-nos no Twitter: @NulsPortugues

Conteúdo Patrocinado

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!