Saiba os possíveis efeitos que o ETF de Bitcoins à vista pode causar nas exchanges

ETF

Analistas avaliaram como a possível aprovação de fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista nos Estados Unidos afetaria os mercados de ações

Nate Geraci, presidente da ETF Store, e Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, manifestaram preocupações sobre o possível impacto adverso nas exchanges de criptomoedas caso um ETF Bitcoin à vista seja aprovado. Geraci foi além, referindo-se a isso como um “banho de sangue” para os mercados de ações em um tweet.

A preocupação central está na discrepância nas taxas de transação. Nate Geraci destacou que os investidores individuais de ETF Bitcoin se beneficiarão de negociações institucionais e comissões mais baixas, enquanto os usuários em bolsas centralizadas enfrentarão taxas mais altas e processamento individual de transações.

Geraci enfatizou que as exchanges de criptomoedas precisam melhorar suas práticas de negociação no varejo e reduzir as comissões para competir com o ETF Bitcoin à vista.

Eric Balchunas reforçou a preocupação ao mencionar que um ETF Bitcoin à vista provavelmente terá um custo de transação em torno de 0,01%, a média para negociação de ETFs. Em contraste, bolsas como a Coinbase atualmente cobram taxas que podem atingir 0,6%, dependendo da criptomoeda, tamanho da transação e pares de negociação.

A possível aprovação de um ETF Bitcoin à vista pode intensificar a concorrência de preços nas criptomoedas, redirecionando fundos para investidores, longe de exchanges que historicamente impõem taxas mais elevadas. Eric Balchunas indicou que essa competição pode impactar bolsas que investem consideravelmente em publicidade, incluindo eventos de destaque como o Super Bowl.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 41,624, com queda de 1,45% nas últimas 24h e de uma ligeira alta de 0,40%, segundo a CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future