Relatório aponta que Sam Bankman-Fried chegou aos EUA para enfrentar acusações criminais

Copia de Contra Capa 13

Sam Bankman-Fried teria desembarcado nos Estados Unidos e está prestes a comparecer ao tribunal ainda hoje.

O avião que transportava o notório fundador da exchange cripto FTX – Sam Bankman-Fried – aterrissou nos Estados Unidos.

Ele deve comparecer ao tribunal na cidade de Nova York ainda hoje (22 de dezembro). Se condenado por todas as acusações, Sam Bankman-Fried pode pegar até 115 anos de prisão.

Uma cobertura recente revelou que SBF desembarcou nos Estados Unidos escoltado por agentes federais.

As autoridades dos EUA acusaram o estadunidense de 30 anos de ser o principal culpado por trás do gigantesco fracasso da FTX e das perdas subsequentes de milhares de investidores.

Ele está prestes a enfrentar várias acusações, incluindo conspiração, fraude de valores mobiliários, lavagem de dinheiro e pode ser condenado a 115 anos de prisão.

A polícia das Bahamas deteve Sam Bankman-Fried (que passou as semanas após o colapso da FTX em sua casa na ilha) e o enviou para a prisão local – Fox Hill – no início deste mês. No entanto, ele assinou seus papéis de extradição após uma estada de uma semana lá.

Sua prisão aconteceu no mesmo dia em que ele estava prestes a testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, levando muitos a sugerir que figuras importantes querem que SBF evite falar em público.

Várias fontes indicaram que o ex-chefe da FTX pagou milhões de dólares aos meios de comunicação para que pudessem retratá-lo como um herói humilde, além de doar somas significativas para os principais partidos políticos dos EUA.

SBF reiterou que sua plataforma cripto não era um esquema fraudulento e que seu fim foi resultado de erros individuais. Ele também culpou um misterioso “parceiro de treino” por ter um papel na catástrofe, com alguns supondo que poderia ser a Binance.

O CEO Changpeng Zhao rejeitou a especulação, instando SBF a ir ao tribunal e “começar a responder perguntas” em vez de criar drama com postagens enganosas no Twitter.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.