Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, é preso nas Bahamas

sbf01 interna 1
Fundador da FTX foi preso nas Bahamas após acusação criminal por parte do governo dos EUA. Imagem: Reprodução

A prisão do executivo foi feita na segunda-feira (12); procuradores norte-americanos decidiram acusá-lo criminalmente

Sam Bankman-Fried é preso

Pouco mais de um mês após o colapso da FTX, Sam Bankman-Fried, fundador da exchange, foi preso ontem (12) pelo governo das Bahamas. A ação foi realizada pouco depois que promotores dos Estados Unidos registraram acusações criminais contra ele.

A informação foi confirmada pelo Distrito Sul de Nova York:

“Autoridades das Bahamas prenderam Samuel Bankman-Fried a pedido do governo dos Estados Unidos, com base em uma acusação selada apresentada pelo SDNY. Esperamos agir para abrir a acusação pela manhã e teremos mais a dizer a partir desse momento.”

Resumo

Bankman-Fried é um empresário de 30 anos bastante proeminente no universo das criptomoedas. Sua exchange sofreu uma grave crise de liquidez em meados de novembro deste ano, levando-a ao colapso em poucos dias. Ele é acusado de manipular os fundos dos usuários, sem autorização prévia, para realizar a expansão de seu negócio. Além disso, ele teria utilizado uma moeda criada pela sua própria empresa para garantir liquidez em alguns mercados.

Não se sabe ao certo, pelo menos por enquanto, quais acusações serão formalmente levantadas contra o rapaz. Entretanto, segundo o The New York Times, Bankman-Fried será acusado por fraude eletrônica, conspiração de fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, conspiração de fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.