O Banco Santander passou de cético para incentivador de ativos digitais

Santander

O gigante do setor financeiro, Santander, passou a disponibilizar documentos educacionais sobre as criptomoedas na Espanha

Apesar de ter adotado uma postura cética em relação ao mercado das criptomoedas em 2022, resultando em restrições nos pagamentos de seus clientes investidores criptos, o Banco Santander, um grande Banco espanhol, parece ter passado por uma mudança drástica de perspectiva. Essa mudança ocorre em meio a uma crescente demanda por um fundo negociado em Bolsa de Bitcoin (ETF) por parte das principais instituições financeiras e gestoras de ativos.

Recentemente, o Santander iniciou uma série educacional chamada ‘Digital Assets 101’ em seu site, com o objetivo de fornecer informações sobre os fundamentos, benefícios e implicações das criptomoedas. A primeira lição, focada no Bitcoin, foi lançada em 9 de junho, conforme anunciado pela empresa em seu perfil no Twitter.

Uma semana após a aula introdutória sobre o Bitcoin, o Banco Santander compartilhou uma nova palestra que abordava os “prós e contras” da Lightning Network, um protocolo do Bitcoin. O Banco ressaltou que essa rede possibilita transações instantâneas de micropagamentos em grande escala, com suporte para milhões de transações por segundo.

Mas o que fez o Banco mudar de ideia?

De forma interessante, essa mudança de perspectiva ocorre simultaneamente ao momento em que diversas grandes instituições tradicionais estão reconhecendo as possibilidades oferecidas pelo mercado das criptomoedas. Elas estão aderindo à tendência dos Bitcoin ETFs como uma maneira de proporcionar aos seus clientes acesso a ativos criptos, sem a necessidade de exposição direta.

Recentemente, várias empresas renomadas, incluindo a BlackRock, Valkyrie, Invesco, WisdomTree e Bitwise, solicitaram ou reiteraram a solicitação de um Bitcoin ETF. Essas empresas são líderes no setor de gestão de ativos e estão buscando oferecer aos investidores acesso ao Bitcoin por meio desses produtos.

Enquanto isso, o preço do Bitcoin, atinge US$30.031, com um aumento de 3,72% no dia, 20,30% na semana anterior e um crescimento de 9,89% no gráfico mensal. Desde o início do ano, o Bitcoin teve um aumento de mais de 80%, de acordo com os dados mais recentes obtidos em 22 de junho pelo CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future