Tecnologia do PIX despertou o interesse de Colômbia e Canadá

Presidente do Banco Central disse que a tecnologia deve crescer inicialmente na América Latina

PIX globalizado

O PIX, sistema brasileiro de transferências bancárias instantâneas, despertou o interesse das autoridades financeiras colombianas e canadenses, segundo informações do Cointelegraph.

A tecnologia foi lançada em 16 de novembro de 2020. Inicialmente, apenas alguns bancos davam suporte a transações PIX; agora, todas as instituições fornecem a opção. Intermediários de pagamentos, como o Mercado Pago, também fazem uso da tecnologia.

Há cerca de 478,3 milhões de chaves cadastradas até 31 de julho deste ano, o que demonstra o sucesso do serviço financeiro.

Recentemente, a MetaMask efetuou integração com o sistema PIX para compra direta de criptomoedas diretamente da carteira.

Concorrência

Em contrapartida, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) iniciará os testes com a Nexus, plataforma que visa conectar sistemas nacionais de pagamentos de 60 países.

Contudo, parece que a tecnologia nacional é mais ágil nas transações. segundo dados oficiais, o Nexus é capaz de processar transações bancárias em até 60 segundos; as transações por meio da nossa levam por volta de 10 segundos.

Além disso, o sistema nacional de pagamentos custou pouco aos cofres públicos: algo em torno de US$ 5 milhões. Trata-se de uma das inúmeras vantagens de trabalhar com blockchain.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.