Trump dá um novo prazo de 90 dias ao TikTok 

O presidente Trump emitiu uma ordem executiva na sexta-feira (14) à noite dando ao TikTok um pequeno aumento de prazo.

O presidente Trump emitiu uma ordem executiva na sexta-feira (14) dando à ByteDance 90 dias para vender ou desmembrar o TikTok nos Estados Unidos.

“Há evidências confiáveis que me levam a acreditar que a ByteDance … pode tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”, escreveu Trump no pedido, que faz referência a preocupações com a segurança nacional. A ByteDance tem sede na China e a administração Trump sugeriu recentemente que a empresa poderia compartilhar informações sobre americanos com o governo chinês. A empresa negou que o faça.

A mudança dá ao TikTok um pouco mais de tempo, já que a ordem anterior só dava 45 dias, que teria bloqueado todas as transações dos EUA com a ByteDance, a empresa-mãe do TikTok, devido ao que o presidente chamou de um esforço para “resolver a emergência nacional com relação às informações e cadeia de suprimentos de tecnologia de comunicação. ” Originalmente, o TikTok tinha um prazo limite até 20 de setembro; agora, até 12 de novembro.

A última ordem executiva exige que a ByteDance destrua quaisquer dados do TikTok de usuários dos EUA e informe o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos assim que todos os dados forem destruídos. A ByteDance também deve destruir todos os dados coletados do aplicativo precursor do TikTok, Musical.ly, que a empresa comprou em 2017. O pedido original com prazo de 45 dias não incluía esses requisitos.

“Como dissemos anteriormente, TikTok é amado por 100 milhões de americanos porque é um lar para entretenimento, autoexpressão e conexão”, disse ByteDance em um comunicado. “Estamos empenhados em continuar a trazer alegria para as famílias e carreiras significativas para aqueles que criam em nossa plataforma por muitos anos.”

A Microsoft está em negociações para adquirir o TikTok – embora o cofundador Bill Gates tenha chamado o negócio potencial de “cálice envenenado” – e relatórios da semana passada sugeriram que o Twitter também estava interessado. Não está claro como a ordem executiva de sexta-feira afeta uma venda em potencial, mas a Microsoft disse que espera concluir as discussões “até 15 de setembro de 2020”. Teoricamente, a linha do tempo original de Trump teria sido o suficiente para a Microsoft, então estamos curiosos para saber se algo mudou.

Fonte: TheVerge

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.