União Europeia quer criar regras uniformes de taxação para empresas cripto

eu01 interna
Empreender com criptomoedas na União Europeia pode tornar-se mais custoso. Imagem: Ledger Insights

Alguns acreditam que as novas diretivas da União Europeia podem, na verdade, criar empecilhos para muitas empresas

Não falta muito para que empresas cripto tenham de declarar todas as transações realizadas por cidadãos europeus. A fim de evitar lavagem de dinheiro e aumentar a arrecadação, a União Europeia propôs um novo modelo de taxação.

Caso este novo modelo seja aprovado, todas as companhias terão de encaminhar informações pessoais de seus usuários para poder executar suas operações em todos os países que fazem parte do bloco econômico.

O cruzamento de dados vai além dos dados de clientes: a União Europeia quer que seja informado quanto cada pessoa investiu em criptomoedas, bem como quanto ganharam ao realizar vendas bem-sucedidas.

Contudo, alguns membros da indústria cripto acreditam que o novo molde regulatório poderá trazer dores de cabeça a muitas firmas. Simon Polrot, da European Crypto Initiative, disse que “as informações exigidas pelas CASPs (Provedores de Serviços com Criptoativos) é extremamente significativo e complexo de calcular”.

Polrot acrescentou que a quantidade de dados enviados ao governo será enorme, o que pode aumentar consideravelmente os custos dos empresários e, em alguns cenários, inviabilizar certas atividades.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.