União Europeia está cogitando criar regras para cripto ativos
Novas regras sobre criptomoedas e ativos baseados em blockchain podem ser desenvolvidas nos próximos meses, disse um representante da União Europeia hoje, após uma reunião focada em discutir sobre o tema.
Leia mais: Bitpay proíbe pagamentos para vendedores de conteúdo explícito e outros serviços
Em declarações feitas após o evento, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, sugeriu que a liderança do grupo buscasse supervisão adicional, embora tenha dito que tal medida seja muito dependente dos fatos e circunstâncias acerca de cripto tokens específicos, e que mais trabalhos serão desempenhados pela Comissão neste sentido.
Ele disse aos repórteres:
“Isto depende muito dos fatos e circunstâncias acerca de cripto tokens específicos. Baseada na avaliação dos riscos e oportunidadas, bem como da adequação de estruturas de regulamentação já existentes para estes instrumentos, a Comissão determinará se uma ação regulatória envolvendo toda a União Europeia será necessária.”
Em contrapartida, Dombrovskis tratou com um aparente positivismo sobre ICOs, tendo, contudo, reconhecido os riscos corridos por aqueles que investem em alguns projetos de blockchain que conduzem vendas de tokens.
“ICOs se tornaram uma forma para empresas inovadoras deste campo levantarem quantias substanciais para seu financiamento,” ele afirmou.“Esta é uma oportunidade, embora ainda haja problemas que expõem estes investidores a riscos substanciais, como a falta de transparência em relação à identidade dos emissores e dos seus planos de negócios.”
O vice-presidente da Comissão ressaltou que uma, relativamente, pequena quantia de negociações de criptomoedas ocorre dentro da União Europeia e que, como consequência, a Europa precisa trabalhar em conjunto com outras nações do G20 para tratar dos possíveis riscos.
De certa forma, ele reverberou os pedidos de França e Alemanha, dois membros do G20, que afirmaram que criptomoedas podem representar um “risco substancial a investidores”, em uma carta enviada no início deste mês.
Fonte: CoinDesk
Edição: WeBitcoin