Um turbilhão de emoções

O que originalmente seria uma paralisação de duas horas, manteve a exchange Kraken inoperante por vários dias e causou um turbilhão de emoções em seus clientes.

No dia 10 de Janeiro, a equipe responsável pela Kraken anunciou que fariam atualizações no sistema e que todos os sistemas disponíveis ficariam offline. No entanto, ninguém esperava que por causa dos problemas surgidos durante o processo de atualização, a exchange ficaria fora do ar por mais de 48 horas.

A falta de comunicação com seus clientes foi um dos maiores problemas durante a paralisação. Durante a paralisação, a página oficial da Kraken no twitter permaneceu surpreendentemente quieta, sem ao menos postar um único tweet. Contudo, a página de status da Kraken esteve atualizada e manteve seus usuários constantemente atualizados, até mesmo incluindo detalhes sobre como os desenvolvedores estavam “se enchendo de café”.

Apesar disso, boa parte da mídia expressou dúvidas a respeito da situação, fazendo com que muitos entrassem em pânico por pensar que se tratava de um ataque hacker. Ataques cibernéticos são comuns no meio cripto. Milhões de dólares já foram perdidos anteriormente, e entre eles podemos citar o incidente do Mt. Gox, em 2013, o hack do Bit Stamp em 2015 e, até mesmo, o hack do Bitfinex em 2016.

Leia mais: Legisladores do Arizona desejam implantar pagamento de impostos em Bitcoin

Respondendo às reclamações

Apesar dos usuários estarem expressando sua indignação nas redes sociais, um dos funcionários da Kraken, Max Kaplan, saiu em defesa da exchange e disse: “A Kraken nunca foi hackeada e continua intacta.” O funcionário também reconheceu que a equipe “pisou na bola com respeito à atualização”, mas garantiu que todas as posses estão seguras.

No dia 12 de Janeiro, uma das atualizações de status da Kraken reconheceu tais falhas – “Sim, este é o nosso novo tempo recorde de inatividade desde que lançamos a exchange em 2013. Não estamos orgulhosos disso.”

Felizmente, com o recente lançamento da nova atualização, esta situação chegou ao fim.

Para o alívio dos usuários, a Kraken reabriu suas portas e anunciou que estará negociando sem taxas até o fim do mês. De acordo com a atualização de status na página da empresa, a Kraken foi mantida offline por causa da troca de sua plataforma de negociações legacy e de problemas que foram surgindo no caminho. Também foi anunciado que nos próximos dias irão fornecer mais detalhes sobre a paralisação no serviço, juntamente com planos para melhorar a experiência de uso na plataforma.

Apesar da situação da Kraken ser um alarme falso, novos comerciantes cripto poderão ficar mais cautelosos ao lidar com exchanges centralizadas.

Fonte: CCN.com