News

Oficial de Hong Kong promove Blockchain como plano Chinês de expansão de mercado

por Rodrigo Camilo

14/11/2017 - 11:18 am

Mercado em expansão

Um alto funcionário do governo de Hong Kong afirmou que a tecnologia blockchain pode reforçar os esforços da China em expandir significativamente as suas capacidades de comércio.

De acordo com o noticiário Chinês Caixin, James Lau, Secretário de Hong Kong em serviços financeiros e de tesouraria, elogiou a tecnologia durante uma apresentação no fórum na sexta-feira. Lau disse que blockchain traria “grandes benefícios” para as nações participantes na iniciativa “Belt and Road” (iniciativa centrada na conectividade e cooperação entre países euro-asiáticos) do presidente Xi Jinping, citando uma iminente plataforma de finanças a ser construída no meio tecnológico.

Recentemente, Hong Kong revelou uma nova parceria com Singapura tendo em mente o desenvolvimento de uma nova plataforma que também utiliza blockchain. De acordo com oficiais presentes na conferência, o objetivo da iniciativa é afastar-se de um processo que em grande parte é baseado em papel para um que insere a indústria de comercio internacional “na era digital”.

Leia mais: MasterCard solicita patente para processamento de pagamentos em Blockchain

Essa iniciativa em blockchain pode ser usada em conjunto com o projeto “Belt and Road”, mesmo com sua escala e alcance. O projeto, revelado em 2013, tem como objetivo conectar regiões em todo o Pacífico Sul, África, norte da Europa e Rússia, abrangendo dezenas de países.

Também tendo o blockchain em mente, a autoridade monetária de Hong Kong (HKMA) completou uma prova de conceito para o comércio internacional em março, no qual incluía o banco da China e o HSBC como participantes.

Fonte: Coindesk.com