Porque você não deve julgar uma moeda pela sua capitalização de mercado

Você já ouviu falar de ucash? Deveria. Ela está entre as 25 maiores criptomoedas do mundo no quesito capitalização de mercado, estando acima de stratis, omisego, e zcash.

Chegar no vigésimo primeiro lugar, como a ucash chegou no dia 12 de fevereiro, deve chamar muita atenção da mídia, atrair uma base de usuários, além de levar à sua adoção de forma significativa, você deve pensar. Contudo, a ucash é uma moeda isolada – cuja ascensão é a prova de que você não pode julgar uma moeda pela sua capitalização de mercado.

Leia mais: Coinbase desenvolve competidor do Bitpay, com suporte para BTC, BCH, ETH e LTC

Finja até conseguir

É amplamente aceito que a capitalização de mercado – ou seja, o número total de uma determinada moeda em circulação, multiplicado pelo seu último valor de troca – é um fator de reconhecimento. Como um guia aproximado para o tamanho relativo de criptomoedas, a capitalização de mercado geralmente atende seu propósito.

Contudo, existem ocasiões onde ela conduz ao engano. Ucash é o exemplo perfeito. A obscura altcoin – ou shitcoin, como alguns gostam de chamar certas moedas de forma pejorativa – saiu do nada essa semana para alcançar seu lugar entre as 100 maiores criptomoedas.

Leia mais: A dificuldade em avaliar o valor de criptomoedas

Here’s Why You Can’t Judge a Coin by Its Market Cap
“Eu estou mais do que ansioso em anunciar que o projeto do qual eu sou um Embaixador, Ucash, não só conseguiu seu lugar no CoinMarketCap, mas também está entre as 100 maiores criptomoedas em capitalização de mercado existentes atualmente. Fique ligado ;)”

Como qualquer um com conhecimentos básicos em métricas de capitalização de mercado sabe, jogar com o sistema é extremamente fácil.

Tudo o que você precisa fazer é criar uma shitcoin com 150 bilhões em circulação, listá-la em uma exchange de quinta, vender uma moeda por $1 e, instantaneamente, ela vale mais do que a bitcoin.

Leia mais: Professor do MIT angaria $4 milhões para construir um blockchain melhor

Esta manobra foi utilizada para impulsionar a dentacoin ao vigésimo primeiro lugar no ranking das criptomoedas no último mês, e está sendo utilizada agora com ucash. A exchange onde estão ocorrendo suas trocas, BTC-Alpha, é um duvidoso site russo, registrado no Reino Unido, com 600 seguidores no Telegram, menos de 2000 seguidores no Twitter, e uma logo roubada da Maestro.

Entretanto, por estar listada no Coinmarketcap, ela é elegível para ser incluída no sistema de ranking “oficial” de criptomoedas.

Here’s Why You Can’t Judge a Coin by Its Market Cap
Gráfico do valor da uCash

Ficando “alto” com sua própria mercadoria

Existem 325 bilhões de dentacoins em circulação e 8,6 bilhões de ucash, o que justifica como eles conseguiram artificialmente escalar tão alto. Se o ucash foi ou não resultado de pump and dump é imaterial; em exchanges de baixa liquidez, como a BTC-Alpha, todo mundo é uma “baleia” e toda moeda é ultra volátil.

Here’s Why You Can’t Judge a Coin by Its Market Cap

O alcance extensivo do Coinmarketcap em relação a altcoins geralmente fornece uma leitura interessante, especialmente quando é utilizado o filtro de porcentagem de ganhos.

A moeda com melhor performance esta semana, seguindo esta métrica, é a unity ingot, com 3600%, enquanto a ucash está disponível em apenas uma pequena exchange.

Apesar da ucash e da unity ingot serem extremos, elas ilustram porque você nunca deve julgar uma moeda pela sua capitalização de mercado.

Fonte: Bitcoin.com

Edição: Webitcoin