Aplicativo Robinhood está atingindo avaliação de mais US $ 7 bilhões

É mais um marco na trajetória do aplicativo Robinhood, surgido no mercado de ações e adaptado ao mercado crypto

O app de negociação de criptoativos, Robinhood, está atingindo a marca de avaliação que supera os 7 bilhões de dólares. A cifra é resultado de uma nova rodada de investimentos recentemente anunciada pelo app, visando um aporte de US $ 200 milhões. As negociações para o levantamento do montante são mantidas sob sigilo, mas envolvem investidores já componentes do histórico da plataforma, de acordo com informação divulgada pelo Bloomberg.

O grande trunfo do aplicativo, oriundo do mercado de ações e que começou a operar no sistema financeiro digital há pouco mais de um ano, é permitir negociações em criptomoedas a taxa zero. No caso de outras plataformas de transação disponíveis no mercado, o percentual de taxa varia, na média, entre 0,1% e 4%. As moedas virtuais suportadas pelo Robinhood são o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), mas o aplicativo também permite que os usuários rastreiem a cotação de outras criptomoedas, como o Ripple e o LiteCoin.

Um conceito que motiva e agrega os investidores

O grande sucesso do Robinhood, a isenção de taxa, também é apontado por analistas financeiros como um fator de atração para investidores. Isso porque o conceito do aplicativo, lançado com foco no mercado de ações, se agrega à figura mítica de Robin Hood, aquele que tira dos ricos para distribuir aos pobres. Uma ideia abraçada por dois jovens estudantes de Física que desenvolveram o aplicativo a partir da observação dos movimentos de Wall Street. Enquanto os custos de negociação caiam a frações de centavos para grandes grandes clientes institucionais, havia altos valores associados à cada operação realizada por pequenos investidores.

A possibilidade de realizar transações isentas de taxas tornou-se, então, uma forma de ampliar acesso, incentivando investidores de pequenos montantes. Daí o nome da funcionalidade que, logo já atraiu aporte da Google e da Index Ventures, além da Andreessen Horowitz e de investidores como Tim Draper e celebridades do porte de Snoop Dogg. No lançamento, houve inclusive, fila de espera para acesso antecipado ao aplicativo. Um sucesso que segue se refletindo na trajetória de alcance e valorização da ferramenta.

COM INFORMAÇÕES DE: CRYPTIMI

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.