Binance nega afirmações feitas por Reuters, referentes ao processo do DOJ contra a exchange

Binance

CZ, CEO da Binance, critica afirmação realizada no artigo publicado pela Reuters, sobre o processo do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ)

Divulgado por CryptoSlate, a Binance disse em 12 de dezembro que a Reuters afirmou falsamente que o Departamento de Justiça dos EUA está tentando processar a Binance por envolvimento em lavagem de dinheiro.

No comunicado, a Binance afirmou que a Reuters estava “atacando nossa incrível equipe de aplicação da lei”, enquanto a empresa compartilhava o comunicado de imprensa enviado à Reuters. A empresa também compartilhou uma nova postagem no blog focada em sua “luta contra o crime cripto”.

O anúncio ocorre após várias negações da Binance em relação às histórias compartilhadas pela Reuters nos últimos meses. Em outubro, o CEO da Binance, CZ, criticou um repórter da Reuters que supostamente planejava escrever histórias sobre seus filhos.

O artigo da Reuters afirmou que o representante da Binance, Kendall Day, estava se envolvendo com o DOJ em uma possível resolução do caso fora do tribunal. No entanto, a Binance afirmou que não estava trabalhando com o DOJ em um comunicado enviado à Reuters, incluído no relatório.

Artigo da Reuters reivindicando investigação do DOJ

O artigo da Reuters afirmou que o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está na encruzilhada de acusar a Binance por supostamente facilitar atividades de lavagem de dinheiro.

De acordo com a Reuters, a investigação contra a Binance diz respeito à transmissão de dinheiro sem licença, conspiração para lavagem de dinheiro e violação da Lei de Sigilo Bancário dos EUA. A principal echnage supostamente processou mais de US$ 10 bilhões em pagamentos para entidades que buscam fugir das sanções dos EUA.

A Reuters alegou que o CEO da Binance, Chanpeng Zhao, impôs regras estritas de sigilo aos funcionários para encobrir a violação de sua exchange. Por exemplo, os funcionários da Binance foram instruídos a se comunicar usando serviços de mensagens criptografadas e a usar e-mail o mínimo possível.

Além disso, a Reuters afirmou que a onda de recrutamento da Binance em 2021, que levou à contratação dos principais investidores do governo, incluindo o ex-chefe do MLARS, Kendall Day, foi instigada para proteger seu interesse durante as investigações criminais.

Segundo a Reuters, alguns promotores federais envolvidos na investigação têm evidências significativas para indiciar a Binance. No entanto, a liderança da Seção de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos (MLARS) hesitou em prosseguir com o processo.

A Reuters acrescentou:

Nos últimos meses, os promotores do NCET e do escritório de Seattle concluíram terem evidências suficientes para preparar acusações não apenas contra a Binance, mas também contra Zhao e alguns outros executivos… .

Binance luta contra criptocrimes

No artigo compartilhado com o anúncio da Binance, Tigran Gambaryan, vice-presidente de inteligência e investigações globais da Binance, compartilhou uma visão geral de seus esforços para combater o crime criptográfico em 2022.

O artigo afirmava que a Binance havia respondido a mais de “47.000 solicitações de aplicação da lei” desde novembro de 2021 com um “tempo médio de resposta de três dias”.

Gambaryan elogiou a equipe de segurança da Binance, destacando sua riqueza de experiência, bem como suas próprias funções anteriores no IRS-CI. Ele afirmou que:

Dadas as pessoas que temos agora e as ferramentas à nossa disposição, é possivelmente a mais forte em todo o setor financeiro.

O artigo da Binance foi publicado em 12 de dezembro, mesmo dia em que o relatório da Reuters foi divulgado.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future