Bitcoin está saindo “como nunca” das exchanges, diz relatório

wallet01 interna
Bitcoin (BTC) está sendo retirado das exchanges com maior frequência. Imagem: Arcane Research

O documento aponta o colapso de credores cripto como uma das justificativas pelo fenômeno

Hora de tirar o Bitcoin daqui!

De acordo com estudo promovido pela Arcane Research, o número de usuários tirando Bitcoin (BTC) de exchanges atingiu índices nunca vistos.

Há cerca de 2,1 milhões de bitcoins depositados em exchanges, mas esse número caiu ao longo de sete dos oito meses de 2022. Houve uma entrada líquida significativa em meados de maio e, nos outros períodos analisados, apenas declínio.

Em junho deste ano, 119.000 BTC foram retirados das exchanges; trata-se do maior índice desde novembro de 2020. O registro de saída também foi grande em julho (96.000 BTC), mas começou a frear um pouco em agosto (65.000 BTC).

“Me dê motivo”

A Arcane Research associa a saída de criptomoedas das exchanges ao colapso de certas credoras. O colapso da blockchain Terra, a falência da plataforma hedge conhecida como Three Arrows Capital e a insolvência da Celsius Network teriam colaborado para criar um sentimento de insegurança nos investidores.

Sendo assim, os pesquisadores acreditam que os usuários estão pensando duas vezes antes de fazer uso de plataformas de terceiros de maneira ostensiva.

Verdade seja dita, o mercado é muito mais seguro aos que guardam seus pertences digitais em carteiras frias (cold storage) próprias. Exchanges, bem como outros tipos de plataformas de negociação, devem ser utilizadas apenas quando necessário – não como carteiras de investimentos.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.