Coinbase fora do ar

Ontem, o site e o aplicativo da exchange caíram temporariamente.

O problema já foi detectado e resolvido, tanto que quase todos os recursos foram disponibilizados novamente, embora o site esteja offline há cerca de 2 horas.

Por enquanto, apenas os pagamentos do PayPal ainda estariam desativados.

A empresa não revelou a natureza do problema e por isso hipóteses sobre as causas estão circulando.

A queda aconteceu exatamente quando o preço do bitcoin estava subindo.

Algo semelhante aconteceu no passado, principalmente durante a grande bolha especulativa no final de 2017, quando muitas exchanges, incluindo a Coinbase, sofreram devido ao excesso de usuários se conectando.

Este é um cenário muito diferente neste ponto, até porque a plataforma foi atualizada nesse ínterim, embora o fato de que essa queda tenha acontecido novamente em um momento em que o preço do BTC estava subindo sugira que pode haver algumas semelhanças vagas com o que aconteceu no passado.

Coinbase fora do ar: como se proteger

Vale lembrar que, embora qualquer exchange centralizada possa sofrer de problemas semelhantes, é virtualmente impossível que todas as exchanges estejam offline ao mesmo tempo.

Como muitas vezes é em horários de alto tráfego que tais problemas podem ocorrer, é aconselhável não armazenar criptomoedas nas carteiras de custódia da exchange, justamente porque elas podem não estar acessíveis em um momento em que tantas pessoas estão inundando essas plataformas para comprar, fazendo com que o preço suba.

Em vez disso, ao armazenar criptomoedas em uma carteira não custodial, é sempre possível movê-las para qualquer exchange, se necessário.

Certamente, em momentos de alto tráfego, os custos de transação são maiores, mas redes descentralizadas, como a do Bitcoin por exemplo, dificilmente ficam offline.

Além disso, agora também é possível usar as centrais descentralizadas para realizar as trocas, e estas têm menos problemas operacionais do que as centralizadas. No entanto, no caso de alto tráfego e grandes volumes de negociação, as taxas também podem ser muito altas.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.