Coinbase: a exchange caiu novamente

Os problemas continuam para a Coinbase.

Nos últimos dias, de fato, vários usuários têm relatado mau funcionamento ou impossibilidade de acesso ao site.

Até hoje não houve problemas com a custódia de fundos ou com a execução de ordens, pelo que nada que pudesse pôr em risco a segurança da plataforma, apenas houve interrupções ou atrasos no serviço.

Em particular ontem, de acordo com sua página oficial, houveram três problemas.

A primeira delas dizia respeito à conectividade, ou ao fato de o site às vezes não estar acessível ou de não ser possível usar alguns serviços.

De acordo com o que a empresa declarou, seria um problema técnico para o qual já foi encontrada e aplicada uma solução.

No entanto, houveram dois outros problemas que causaram os atrasos no saque da XLM (Stellar) e do XRP (Ripple).

Embora esses sejam os únicos três problemas relatados oficialmente, nos vários grupos de discussão online muitos usuários reclamam de outros problemas, embora muito menos graves.

Por que Coinbase caiu?

É importante notar, no entanto, que hoje em dia é muito provável que o fluxo de usuários que tentam se conectar ao site ou aplicativo da Coinbase tenha aumentado tanto que inevitavelmente produza problemas com sobrecarga ou congestionamento do servidor.

Algo semelhante, embora em uma escala maior, aconteceu no final de 2017, quando o enorme fluxo de usuários repentinamente entrando no Coinbase realmente colocou sua operação em crise.

No momento, a situação parece muito menos séria, mas certamente o aumento significativo de usuários ativos na plataforma está causando riscos de sobrecarga ou congestionamento.

Além disso, em 2017, a Coinbase não foi a única vítima desses problemas, mas eles foram distribuídos em quase todas as bolsas abertas gratuitamente ao público. Considerando que é necessário salientar que atualmente não há queixas de problemas semelhantes em outras exchanges.

É importante sublinhar que as exchanges com maior risco de interrupções de serviço devido a sobrecargas ou congestionamento são aquelas destinadas a investidores de retalho, ou seja, a enorme massa de investidores amadores casuais que de repente estão entrando nestes mercados. Em vez disso, as exchanges destinadas especialmente a operadores profissionais correm menos riscos deste ponto de vista.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.