Como os NFTs e as criptomoedas afetam os jogos da atualidade

É nítido como as criptomoedas ganharam espaço nos últimos anos, desde a mineração caseira até NFTs dos dias de hoje, e como tudo isso influencia no mercado de games

Como os NFTs e as criptomoedas afetam os jogos da atualidade

Embora a opinião pública esteja extremamente dividida, não se pode negar quanto dinheiro está circulando como resultado das criptomoedas. E essa é provavelmente a razão pela qual as criptomoedas estão começando a entrar na indústria de jogos também.

Os jogos com criptomoedas não são do mesmo mundo que os jogos tradicionais de video games. Mas isso parece estar mudando rapidamente, com grandes nomes da indústria como a Ubisoft entrando na briga.

O exemplo mais claro de NFTs sendo adicionados a video games conhecidos é o da Ubisoft Quartz, um sistema integrado ao Ghost Recon Breakpoint de Tom Clancy. Esses NFTs atuam como itens no jogo que podem ser vendidos a outros jogadores.

Outras empresas estão considerando adicionar NFTs em seus próprios títulos, incluindo a EA. É claro que as empresas por trás dessas adições têm grandes esperanças para eles, mas o mesmo não pode ser dito sobre a reação dos fãs.

Opiniões sobre NFTs têm sido incrivelmente divisivas. As preocupações ambientais estão entre as razões pelas quais os consumidores não gostam deles.

É provavelmente por isso que os NFTs nos jogos convencionais foram recebidos com feedback tão negativo, mas é difícil dizer se isso influenciará as decisões no futuro.

Sempre haverá motivos para as pessoas trapacearem e hackearem em games. Mas a motivação para fazer isso aumentará dramaticamente com dinheiro real em jogo, forçando jogos com NFT ou sistemas cripto para combater os hackers de forma eficaz. Reforçar a segurança desses sistemas é certamente possível, mas também pode levar mais tempo sendo gasto em manter a economia do jogo sob controle – e menos tempo gasto no desenvolvimento real do jogo.

NFTs e criptomoedas irão mudar os games para sempre?

É difícil dizer se uma implementação completa de criptomoedas e NFTs em títulos existentes e futuros resultará positivamente. A reação negativa pode fazer com que eles sejam removidos e nunca mais mencionados, ou podem acabar tendo um enorme sucesso de qualquer maneira.

Como nenhuma tentativa foi feita para implementar criptomoedas em títulos convencionais, seu futuro no mundo dos jogos não pode ser dito com certeza. No entanto, qualquer implementação de NFTs provavelmente não mudará muito a indústria de jogos. Afinal, um conceito semelhante existe há anos.

Team Fortress 2 não usa criptomoeda. No entanto, assim como os NFTs, ele permite que os jogadores coletem, negociem e vendam cosméticos e armas virtuais. Cada um ainda possui uma identificação única que pode ser rastreada, fornecendo uma prova de propriedade de uma pessoa para aquele item. Tudo isso foi bem documentado em sites como o backpack.tf, onde todos podem ver o quão longe avançou a economia criada pelo jogador.

Este sistema também é predominante em Counter-Strike: Global Offensive, embora não muitos outros jogos tenham feito uso dele, até agora.

NFTs e criptomoedas são praticamente uma nova implementação desse sistema. Os jogadores compram e vendem itens virtuais uns para os outros, cobrando-os de acordo com valores definidos pela comunidade e rastreando cada instância individual desses itens.

Os NFTs, mesmo fora dos jogos, funcionam de maneira quase idêntica, eles são apenas construídos a partir de uma tecnologia diferente. Obviamente, a influência dos NFTs nos jogos dependerá de até onde as empresas desejam chegar com eles. Mas, quer você esteja preocupado ou entusiasmado com o surgimento dos jogos criptos, demorará um bom tempo até que essa influência possa ser realmente medida.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8