Cooking Mama: Cookstar envolvido em uma bizarra conspiração de criptomoedas

O jogo Cooking Mama: Cookstar está sendo acusado de minerar criptomoedas nos consoles dos jogadores

A série de jogos Cooking Mama nunca foi um ladrão de holofotes, contente por ser compilações de minijogos simples e inofensivas. Mas o último título, Cooking Mama: Cookstar, ganhou rapidamente uma reputação bizarra devido a alguns supostos laços com mineração de criptomoedas.

Originalmente anunciada em agosto passado, o Cookstar chamou a atenção graças ao comunicado de imprensa que o anunciava como o ‘primeiro jogo a integrar a tecnologia blockchain nos principais consoles’.

Isso parece ter levado à especulação de que o título do Switch (que também está previsto para o lançamento no PlayStation 4) estava secretamente minerando criptomoedas (de alguma forma) dos consoles dos jogadores, o que resultaria no superaquecimento dos consoles e na drenagem das baterias.

Embora aparentemente tenha sido lançado na semana passada digitalmente na Nintendo eShop, não pode mais ser encontrado na Europa nem nos EUA. Cópias físicas do jogo existem, com a varejista americana Target vendendo-as, mas elas parecem quase impossíveis de encontrar.

Por um tempo, começou a confusão sobre quem havia feito o novo jogo Cooking Mama. O estúdio original, o Office Create (também conhecido como Cooking Mama Ltd.), parece não ter envolvimento com ele, e o desenvolvedor listado, 1st Playable, aparentemente não reconheceu a existência do jogo em seu próprio site.

As circunstâncias mudaram, no entanto, mais recentemente. Não apenas o site mencionado foi atualizado para incluir Cooking Mama, mas a conta do estúdio no Twitter respondeu às acusações sobre criptomoedas.

Cooking Mama: Cookstar

“Como os desenvolvedores, podemos dizer com certeza que não há criptomoedas ou coleta de dados ou blockchain ou qualquer outra coisa obscura no código.

 

O Nintendo Switch é uma plataforma muito segura, sem nenhum problema de dados e privacidade associado a alguns jogos para celular e PC.”

De acordo com o tweet, não apenas as alegações são infundadas, mas o jogo nem apresenta a tecnologia anunciada de blockchain.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.