Dinheiro digital: o que são e o que esperar dessa tendência? 

Enquanto muitas pessoas ainda têm a imagem do banco central como uma grande gráfica que imprime células, a tecnologia avança sobre o mundo financeiro criando sua própria moeda digital, que não pode ser impressa mas circula com seu valor por todo o mercado.

Esse dinheiro é utilizado em transações digitais que hoje ocupam uma grande parte da economia nacional e global, por uma série de fatores diferentes o dinheiro físico está sendo menos utilizado e parece se colocar quase como obsoleto.

digital

Para entender os novos usos e os novos mecanismos criados a partir da existência do dinheiro virtual é importante conhecer a sua definição, as tendências que guiam o uso desses recursos e as mudanças necessárias no sistema financeiro de empresas e pessoas.

Nessa área em especial é possível colocar o sistema financeiro do Brasil como um dos mais sólidos e avançados do mundo, justamente por sempre buscar novas formas de investimento e de alocação mais eficientes e inteligentes dos recursos monetários. 

As diversas formas de pagamento e transação de dinheiro que podem ser utilizados para pagar o serviço de manutenção de teto rebaixado drywall vão desde as formas mais convencionais até o digital e instantâneo PIX. 

Todos esses sistemas são regulados de forma centralizada pelo Banco Central do Brasil, esse ente regula e implementa diferentes tecnologias que, quando aplicadas no mercado, mudam o modo de consumo e de circulação da moeda. 

Em geral, a intenção desses investimentos é garantir que o sistema bancário não seja um impeditivo atrasado ao dia a dia das transações financeiras, além disso os novos recursos têm a capacidade de gerar mais circulação de dinheiro na economia. 

É impossível pensar em um mundo onde os transportes avancem para veículos autônomos, a comunicação para chamadas em tempo real ao mesmo tempo em que o dinheiro segue sendo contado em cédulas de papel e moedas metálicas. 

Com boa parte dos pagamentos sendo feitos por meio de aplicativos, a economia já tem evitado o uso de dinheiro físico, a existência de um dinheiro virtual e digital é apenas uma ferramenta para realizar essa transação sem criar dificuldades. 

O que é dinheiro digital

Nos últimos anos a tecnologia deu mais um grande salto no seu desenvolvimento, além de observar como isso já mudou o comportamento humano na última década é possível observar como ela afeta os anos que estão por vir. 

A digitalização ocorre em diversas áreas da vida humana, hoje um laudo ECV pode ser realizado de maneira remota, a comunicação instantânea virtual está cada vez mais eficiente e o dinheiro deve acompanhar essa transformação presente no dia a dia. 

Se antes as pessoas não podiam sair de casa sem levar nos bolsos o celular, as chaves e a carteira, hoje já existem fechaduras com biometria e documentos digitais em aplicativos, nesse contexto, o dinheiro em cédulas e moedas passa a ser um fator ultrapassado. 

Quando se analisa os números é importante reconhecer que a circulação do papel moeda perde cada vez mais espaço diante da dinâmica digital do dinheiro, seja ele instantâneo ou que a transição efetiva demore um período de tempo para ser concluída. 

Sem a necessidade de cobrar e receber em dinheiro vivo pelo trabalho de realização de um exame clínico demissional é possível imaginar remessas de dinheiro entrando na economia nacional diretamente pelo sistema digital, desconectado da existência de moeda. 

Uma das questões que um dia foi impeditivo mas hoje já parece algo superado, é a questão do lastro físico do dinheiro digital, a solução para esse conflito é a estruturação de uma moeda digital qualificada e sólida para a emissão desse recurso. 

Como fazer o melhor uso do dinheiro digital 

Quando as pessoas pensam na criação de um dinheiro digital, assim como em qualquer outra transformação tecnológica, a maioria das pessoas pensam no aumento das facilidades no dia a dia, mas os benefícios podem ir muito além disso. 

Com o dinheiro sendo circulado a partir do mundo digital ele passa a ter outras funções e a criar sistemas que ressignificam o uso do dinheiro. Um dos exemplos é a criação de grupos de poupadores que oferecem empréstimos com mais segurança e liquidez. 

Isso significa que o dinheiro virtual vai muito além de permitir que as pessoas comprem um vinho tinto suave doce apenas aproximando o seu celular da máquina de pagamentos, gerando novos investimentos e organizações financeiras reguladas. 

A partir desse momento, a própria ideia de propriedade pode ser digitalizada em sistemas que criam tokens, ou seja, chaves de códigos únicos que podem identificar o proprietário, sua propriedade e o valor agregado a ela.

No mundo de hoje, grande parte das transações financeiras não ocorrem entre duas pessoas, no mercado financeiro digital isso é unanimidade, ou seja, a ideia de um indivíduo passar cédulas para outro sem um intermediário como os bancos não existe. 

Por isso, quem quer conhecer mais sobre as tendências e investir seu dinheiro a partir do digital deve levar em consideração a solidez, a liquidez e a credibilidade tanto da pessoa que fará negócio, quanto do banco digital que vai intermediar essa transação. 

Quando um empreendedor compra uma prensa para passar roupa com dinheiro vivo e pessoalmente, essa compra dificilmente será rastreada, já com dinheiro digital mesmo os dados sigilosos estão registrados nos sistemas e podem ser recuperados futuramente. 

A entrada do dinheiro no mundo digital é o fator que mais acende a luz de emergência para a segurança de dados e de navegação digital, um dos grandes desafios dessa transformação é o combate aos crimes e roubos virtuais. 

Quais são os benefícios do dinheiro digital

Por muito tempo a criação de um dinheiro digital foi uma questão de probabilidade e de um futuro muito distante, mas esse momento está cada vez mais perto e a dúvida passou a ser sobre quando o dinheiro digital ganhou o lugar das cédulas, moedas e cheques. 

Toda a transformação tecnológica necessária para essa vantagem passou a ser estudada e novas soluções surgiram, e tendem a surgir conforme o mercado evolui e encontra novas formas de circulação monetária na sociedade cada vez mais digitalizada. 

Atualmente, existem algumas iniciativas que permitem o investimento do dinheiro a partir do digital e também a compra de produtos como um ralo linear externo ou até a contratação de serviços pagando tudo com poucos toques no aparelho celular. 

Existem outros benefícios de manter o seu dinheiro digitalizado, essas vantagens vão muito além de não perder mais dinheiro na rua e vão desde driblar taxas até fazer ele render mais ao longo do tempo. Além disso, eles podem ser divididos em quatro frentes, elas são: 

  • Menor valor de tarefas nos meios digitais;
  • Maior garantia de proteção de dados pessoais; 
  • Maior acesso a liquidez e menos burocracia; 
  • Transações mais seguras e dinâmicas. 

Mesmo que no presente esse dinheiro seja utilizado para criar uma fábrica de válvula guilhotina pneumática e assim gerar mais riqueza na economia geral, durante a economia futura ele poderá ficar obsoleto, principalmente quando se fala sobre o dinheiro digital. 

Em sistemas digitalizados é possível garantir a liquidez desse investimento a curto e a longo prazo sem manter essa quantidade de recursos represada, mas em circulação dentro do sistema financeiro aumentando a capacidade produtiva e a circulação de recursos. 

Considerações finais

Um dos grandes questionamentos que surgem quando pessoas e empresas analisam o atual sistema financeiro é para onde vai e qual será o uso do dinheiro físico do futuro, essa questão levanta esperanças, preocupações e principalmente especulações. 

Uma das mais frequentes é a de que o dinheiro como conhecemos hoje vai acabar, essa ideia pode até não ser absurda, mas é importante reconhecer que isso não aconteceria de uma hora para a outra, mas sim como uma evolução tecnológica gradual. 

Dependendo do ponto de vista é possível dizer que essa transição está em pleno acontecimento, o dinheiro, desde que surgiu, já foi representado por gramas de sal, ouro, metais e cédulas, hoje, ainda existindo moedas, sua maior circulação é digital. 

Quando uma empresa de laudo de insalubridade para mecânico recebe um pagamento hoje, mesmo que por meio de um aplicativo, a quantia representa uma certa quantidade de moeda física guardada dentro de um ou mais bancos com presença digital. 

Uma mudança da forma de entendimento que pode acontecer nos próximos anos é o fim do rastreamento do dinheiro digital em moeda física, esse acontecimento daria e tende a dar em algum momento o passo inicial para a criação de uma moeda cem por cento digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.