Emirados Árabes Unidos (EAU) vai rastrear transações feitas com Bitcoin e Ethereum

Emirados Árabes
EAU vai rastrear origem das criptomoedas quando forem utilizadas para pagar imóveis – Imagem Freepik

Emirados Árabes exigirá que transações feitas com o Bitcoin e Ethereum na compra de imóveis sejam rastreadas para evitar com a lavagem de dinheiro

Agentes imobiliários terão que alertar as autoridades de lavagem de dinheiro sobre quaisquer vendas de propriedades pagas em criptomoedas, disse o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em comunicado nesta segunda-feira.

Com empresas como Bybit, Kraken, Binance e Crypto.com buscando se estabelecer nos emergentes hubs de criptomoedas de Dubai e Abu Dhabi, algumas imobiliárias do país anunciaram que começariam a aceitar pagamentos em Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Agora, o governo está tentando reprimir, para garantir que quaisquer transações imobiliárias sejam relatadas aos órgãos de vigilância da lavagem de dinheiro se eles usarem ativos virtuais ou fundos derivados de ativos virtuais, mesmo que por uma fração do valor da casa.

Conforme dito pelo ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla bin Touq Al Marri, em comunicado:

As novas regras deixarão pouco ou nenhum espaço para manipulação ou práticas ilegais que possam impactar negativamente o ambiente de trabalho, a economia e o investimento nos setores imobiliário e jurídico.

Eles também exigiriam que corretores de imóveis, agentes e escritórios de advocacia apresentassem relatórios à Unidade de Inteligência Financeira, responsável por rastrear dinheiro sujo, e também se aplicará quando o comprador tentar pagar em dinheiro acima de AED 55.000 (cerca de US $ 15.000). O governo não especificou nenhum limite para ativos virtuais, o que implica que até mesmo as menores transações de Bitcoin terão que ser reportadas.

O definidor de padrões globais de combate à lavagem de dinheiro, a Força-Tarefa de Ação Financeira, está tentando reprimir o uso de criptomoedas para lavar os lucros do crime ou financiar o terrorismo, inclusive por meio da “regra de viagem”, uma maneira controversa de identificar e rastrear pagadores.

Em matérias anteriores, mais precisamente em 12 de março, divulgamos que com a guerra da Rússia com a Ucrânia, muitos russos iniciaram compra de imóveis nos EAU para fugirem da desvalorização e da sanções impostas pelo mundo.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future