Empresa proprietária da Cartier planeja rastrear diamantes por meio de blockchain

Richemont, a companhia suíça de artigos de luxo proprietária da Cartier, está recorrendo ao blockchain em uma tentativa de trazer transparência à sua cadeia logística.

Leia mais: Primeira oferta inicial de moedas permutáveis do mundo será realizada em Malta

Jin Keyu, uma renomada economista e professora associada da London School of Economics (LSE), que foi convidada para se tornar um membro do conselho da Richemont no ano passado, disse durante um evento realizado hoje que a empresa planeja utilizar blockchain para controlar todos os “mercados paralelos”.

“Como companhia relacionada à Cartier, nós decidimos recentemente começar a utilizar blockchain para rastrear a origem dos diamantes, pedras e ouro até as suas minas ou unidades de reciclagem. Em relação aos relógios que nós vendemos, nós esperamos utilizar o blockchain também para rastrear suas fontes, a fim de validar sua autenticidade,” ela afirmou.

Durante seu discurso, Jin também falou sobre seus interesses acadêmicos e as razões que a levaram a adentrar a indústria do blockchain, acrescentando que ela se juntará como consultora à startup chinesa do ramo, Ultrain, visando contribuir com sua especialização em macroeconomia.

Leia mais: Índia pode classificar criptomoedas como commodities em vez de bani-las

Keyu Jin Approved Wordpress
Jin Keyu

Jin argumentou que projetos baseados em blockchain geralmente tentam experimentar e construir políticas monetárias do zero, sem aprender sobre as pesquisas acadêmicas já existentes na área.

Ela afirmou:

“Para mim, o blockchain essencialmente restruturou todo o espectro econômico. Eu acredito que esta tecnologia é extremamente interessante pois, para resolver um grande problema, nós precisamos não só de teorias microeconômicas, mas também de teorias macro como moedas, políticas monetárias e regulamentação.”

Jin indicou ainda que ela planeja pesquisar sobre as questões do mundo cripto de um ponto de vista macroeconômico. Este trabalho potencialmente incluirá desenvolver uma criptomoeda que apresentará as três funções essenciais de uma moeda: reserva de valor, estabilidade e unidade de contabilidade.

Natural de Pequim, Jin se tornou uma das mais jovens professoras da LSE, após obter seus BA, MA e PhD em Harvard. Ela é frequentemente convidada para aparecer em veículos de notícias internacionais, tendo em vista sua experiência em macroeconomia ao lidar com problemas concernentes à China.

Leia mais: Valores das GPUs diminuem após queda nos valores das criptomoedas

Fonte: CoinDesk