Esquema de resgate de Bitcoin tem como alvo os anunciantes do Google

Um novo golpe de resgate visa os usuários do Google Adsense com demandas por Bitcoin

 

Google AdSense Header 1
Proprietários de sites que usam o serviço de publicidade do Google “AdSense” afirmam ter recebido e-mails com demandas por Bitcoin

Outro dia, outro golpe de resgate do Bitcoin. Desta vez, os proprietários de sites que usam o serviço de publicidade do Google “AdSense” afirmam ter recebido e-mails com demandas por Bitcoin, de acordo com um relatório do pesquisador de segurança cibernética, Brian Krebs.

Aparentemente, conforme à Decrypt, os fraudadores estão tentando enganar os proprietários de sites, ameaçando inundar seus banners com tráfego indesejado alimentado por bots, até o sistema antifraude automatizado do Google suspender sua conta.

No ano passado, o Google anunciou que estava intensificando seus esforços para impedir o tráfego fraudulento. Parece que os fraudadores estão usando isso para tentar assustar os proprietários de sites a usar o Bitcoin.

Os algoritmos de avaliação de tráfego do AdSense detectam muito rapidamente um padrão de tráfego da Web como fraudulento”, dizia um email de fraude, fornecido pelo proprietário do site ao Krebs. O e-mail exige posteriormente US $ 5.000 em Bitcoin para evitar o ataque.

O proprietário do site que compartilhou o golpe mais recente contou a Brian Krebs que, apesar de considerar uma “ameaça sem fundamento”, notou um aumento no relatório de tráfego inválido do AdSense.

O Google se recusou a abordar a conta específica do usuário, mas disse a Krebs, em comunicado, que estava ciente dessa “ameaça clássica de sabotagem”.

“Ouvimos muito sobre o potencial de sabotagem, é extremamente raro na prática e criamos algumas salvaguardas para impedir que a sabotagem seja bem-sucedida”, dizia o comunicado do Google. “Por exemplo, temos mecanismos de detecção para descobrir proativamente a sabotagem em potencial e levar em conta em nossos sistemas de aplicação”, acrescentou o comunicado.

Bitcoin é uma opção de pagamento popular para fraudadores da Internet. Um relatório recente da empresa de forense blockchain CipherTrace disse que “97% do ransomware usa BTC (Bitcoin) como trilho de pagamento”.

Embora este caso não contenha software de “ransomware”, que infecta o computador de um usuário e imobiliza funções e arquivos até que um resgate seja pago, mostra que os fraudadores estão encontrando outras maneiras engenhosas de extrair Bitcoin de possíveis vítimas.

Apenas na semana passada, uma série de atentados holandeses exigiu o Bitcoin para evitar futuros ataques. Esses e outros casos recentes mostram que os esquemas de fraude e extorsão alimentados por Bitcoin não vão desaparecer tão cedo.

 

Fonte: Decrypt 

Foto de Elen Genuncio
Foto de Elen Genuncio O autor:

Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.