Ethereum busca aprimorar sua escalabilidade com a adoção de ZK-EVMs

Ethereum

Vitalik Buterin explica o que são ZK-EVMs e como podem ser implementados na Ethereum

Vitalik Buterin propôs a implementação de máquinas virtuais Ethereum (zk-EVMs) na rede principal da Ethereum. Ele afirmou em seu blog que essa tecnologia pode melhorar a velocidade de verificação de transações na rede sem comprometer sua descentralização ou segurança.

Buterin, afirma que a filosofia multicliente da Ethereum é responsável pela segurança e descentralização da plataforma, permitindo que os usuários operem nós por meio de uma especificação colaborativa com muitas equipes construindo implementações.

O cofundador da ETH sugere que a utilização de zk-EVMs pode aumentar a escalabilidade da rede, ao modificar o processo de validação através da geração de provas de conhecimento zero. Essa solução mantém a possibilidade de contratos inteligentes e compatibilidade de aplicativos.

A zk-EVMs não é um privilégio somente das redes de Camada 2

A Polygon está usando zk-EVMs para aumentar a velocidade das transações financeiras ao adicionar mais nós, pois essa solução combina várias transações em uma única prova. Enquanto isso, Buterin argumenta que os zk-EVMs não devem ser limitados aos protocolos da camada 2 e devem ser implementados na camada base L1 do Ethereum para corrigir problemas de verificação.

Buterin discutiu estratégias de implantação para zk-EVMs na rede ETH, mas enfatizou as dificuldades envolvidas. Ele sugeriu que a camada base poderia funcionar como uma câmara de compensação para os protocolos L2, mas isso poderia aumentar os custos de transação e tornar os atuais protocolos baseados em L1 inviáveis economicamente.

Uma possível alternativa seria construir um tipo 1 zk-EVM para validar a execução do bloco L1 Ethereum no EVM, embora Buterin reconheça que haveria desafios a serem superados com essa abordagem.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future