FSMA discute regulamentação do Bitcoin e outras criptomoedas

Copia de Contra Capa 1 3

“Bitcoin não é um título”: A declaração faz parte de um relatório elaborado pela FSMA da Bélgica em julho deste ano.

O regulador financeiro da Bélgica não considera criptoativos como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) como valores mobiliários.

A Financial Services and Markets Authority (FSMA) divulgou um comunicado no qual afirma que, como o Bitcoin, as criptomoedas emitidas exclusivamente por código de computador não constituem valores mobiliários. A resposta do regulador vem depois de receber um número crescente de perguntas sobre a aplicação das regras financeiras na classe de ativos.

Vitória para Bitcoin e Ethereum

Com um proeminente regulador financeiro tentando abordar uma das principais áreas cinzentas do setor, o último esclarecimento da FSMA é visto como uma vitória para a comunidade. A base é que um criptoativo não é um título se não houver um emissor.

“Se não houver emissor, como nos casos em que os instrumentos são criados por um código de computador e isso não é feito na execução de um contrato entre o emissor e o investidor (por exemplo, Bitcoin ou Ethereum), então, em princípio, as regras de conduta da MiFID não se aplicam.”

A autoridade também afirmou que criptoativos classificados como não títulos podem estar sujeitos a outras leis e regulamentos. Mas isso só é aplicável se eles tiverem uma função de pagamento ou troca, ou seja, se uma empresa usar os ativos em questão “como meio de troca”.

A FSMA considera que o plano “stepwise” da Bélgica é agnóstico em relação à tecnologia e que a qualificação como título, instrumento financeiro ou instrumento de investimento não depende da tecnologia que está sendo usada. O regulador também afirmou que atualizaria o plano quando necessário.

De acordo com o regulador, o plano gradual funcionaria como uma diretriz até a adoção do Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) do Parlamento Europeu, previsto para o início de 2024.

Um precedente para os EUA?

A declaração da Bélgica pode estabelecer um precedente para a estrutura regulatória em todo o mundo, o que contrasta fortemente com as opiniões do presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler, onde a Ripple Labs continua a batalhar contra o regulador de valores mobiliários sobre o status do XRP.

A agência havia afirmado anteriormente que 99% do comércio de criptomoedas é provavelmente comércio de segurança e está sob sua alçada de regulamentos.

Além disso, a transição da Ethereum para proof-of-stake também colocou a indústria de volta na mira da SEC depois que Gensler afirmou que as moedas baseadas em PoS poderiam estar sujeitas às leis de valores mobiliários.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.