Governo de Cuba busca reconhecimento de Bitcoin e criptomoedas para pagamentos

O governo cubano está procurando reconhecer e regular as criptomoedas a serem usadas para pagamentos.

Depois que El Salvador fez história no início deste ano ao aceitar o bitcoin como moeda legal, o número de países que planejam imitar a mudança continua a crescer. Um relatório recente mostrou que o governo de Cuba busca reconhecimento de Bitcoin e criptomoedas para pagamentos.

O CryptoPotato informou em maio deste ano quando o presidente de Cuba – Miguel Díaz Canel – trabalhando com outras autoridades do país analisou possíveis formas de adotar criptomoedas para superar a turbulência financeira, que se intensificou após o COVID-19.

No início de 27 de agosto, a Bloomberg citou o Diário Oficial local informando que a nação está de fato planejando entrar no espaço de ativos digitais.
O relatório indica que junto com o Banco Central, o governo de Cuba busca reconhecimento de Bitcoin e criptomoedas para pagamentos.

A autoridade do banco central implementará as regras e determinará como licenciar os provedores de tais serviços que podem operar na ilha.
A economia de Cuba sofreu durante anos, mas sofreu outro golpe quando o governo do ex-presidente Trump dos Estados Unidos implementou novas sanções e prejudicou o uso do dólar.

Uma estimativa recente de um alto funcionário do ministério cubano, Johana Tabalada, observou que essas medidas custaram ao país cerca de US $ 20 bilhões.

“Os danos às relações bilaterais durante este tempo foram consideráveis, e os danos econômicos a Cuba, imensos. Estimamos em cerca de US $ 20 bilhões. ” – comentou Talabata.

Conseqüentemente, a natureza descentralizada do bitcoin e de algumas criptomoedas podem ser uma alternativa viável para Cuba.
No entanto, o estado quer ter certeza de que as operações dos ativos digitais são controladas até certo ponto e usá-las por “razões de interesse socioeconômico”.

É importante notar que El Salvador foi o primeiro país a aceitar o BTC como moeda com curso legal. Sua lei entra em vigor em menos de duas semanas.

 

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8