Governo de Singapura quer agilidade na tokenização de ativos

Singapura

Singapura está empenhada em se tornar um hub cripto na Ásia, buscando a tokenização de ativos e visando alcançar cerca de US$ 16 trilhões em ativos até 2030

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) está trabalhando em conjunto com o Bank for International Settlements (BIS), HSBC e outras instituições financeiras em uma iniciativa chamada Project Guardian.

A parceria visa criar uma estrutura aberta e interoperável para ativos digitais tokenizados, a fim de atingir os avanços em contabilidade distribuída e tecnologias de contratos inteligentes, o projeto tem como objetivo interromper os modelos tradicionais de serviços financeiros.

O relatório explica que tradicionalmente, os ativos financeiros e da economia real são representados fisicamente ou através de saldos de contas em plataformas proprietárias. Depósitos são vistos como saldos em contas bancárias, enquanto títulos são mantidos em contas com Depositários Centrais de Títulos.

O avanço da tecnologia está resultando no surgimento de novos modelos contábeis, pois os livros contábeis distribuídos possibilitam transações ponto a ponto sem a necessidade de intermediários centralizados (Bancos), enquanto os contratos inteligentes permitem a execução autônoma de transações financeiras, conforme destacado no relatório.

Neste modelo, todos os participantes interagem com um livro-razão comum […] Isso permite que ativos digitais sejam negociados diretamente sem a necessidade de configurações bilaterais entre organizações ou com outras redes.

O verdadeiro valor dos ativos digitais está na representação digital da economia real e dos ativos financeiros, em vez de focar apenas na especulação sem lastro. A Autoridade Monetária de Singapura, o BIS e outras organizações, como o FMI, estão buscando ideias que ofereçam acessibilidade e eficiência em tempo real, tudo isto com a utilização dos contratos inteligentes que possuem potencial de liberar liquidez, impulsionar o crescimento econômico e expandir as opções de investimento.

Apesar desses benefícios potenciais, o mercado permanece amplamente inexplorado.

Em 21 de junho, Autoridade Monetária de Singapura lançou um white paper abrangente sobre o protocolo Purpose-Bound Money. Trata-se de uma moeda digital programável por contratos inteligentes para atender a casos de uso específicos.

Nosso projeto para uma nova classe de plataformas (garantiria) maior interoperabilidade, eficiência e segurança em pagamentos internacionais, bem como nos mercados financeiros domésticos.

O FMI revelou planos de criar a plataforma XC, que visa melhorar os pagamentos transfronteiriços globais, permitindo transações mais fáceis e rápidas em qualquer moeda. O objetivo é utilizar a tecnologia blockchain para melhorar a infraestrutura e a acessibilidade, abordando os desafios de custo, lentidão e opacidade associados aos pagamentos internacionais. Iniciativas como plataformas XC, Purpose-Bound Money e Project Guardian estão trabalhando nesse sentido.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future