JPMorgan lança plataforma blockchain a fim de agilizar pagamentos corporativos

JPMorgan

JPM Coin: A moeda digital baseada em blockchain do JPMorgan impulsiona transações de bilhões de dólares

O Banco JPMorgan, um dos maiores Bancos do mundo, está intensificando seus esforços em blockchain. Recentemente, lançou pagamentos em euros para clientes corporativos usando sua moeda digital baseada em blockchain chamada JPM Coin. De acordo com que foi relatado pela Bloomberg.

O lançamento dos pagamentos em euros foi realizado na quarta-feira (21), com a Siemens sendo a primeira empresa a usar a moeda europeia. Essa mudança ocorre após o JPMorgan ter sugerido anteriormente a possibilidade de pagamentos em euros via JPM Coin. A plataforma já permite transações em dólares americanos.

Nos últimos dez anos, muitos Bancos e instituições financeiras tentaram utilizar a tecnologia blockchain para melhorar a eficiência operacional. No entanto, as aplicações comerciais dessas iniciativas foram limitadas e os benefícios ainda não estão claros.

Por outro lado, o JPM Coin do JPMorgan se destaca como um exemplo raro de um aplicativo blockchain bem-sucedido lançado por um grande Banco tradicional, embora desempenhe um papel secundário em suas operações de pagamento.

Desde o seu lançamento em 2019, o JPM Coin processou cerca de US$ 300 bilhões em transações, em comparação com os quase US$ 10 trilhões processados diariamente em pagamentos. Através do JPM Coin, os clientes corporativos do JPMorgan podem realizar transferências em dólares e euros entre suas várias contas no Banco e realizar transações com outros clientes.

Os pagamentos habilitados para blockchain utilizando o JPM Coin estão disponíveis 24 horas por dia, ao contrário das transferências tradicionais que geralmente são processadas apenas durante o horário comercial. As transações com JPM Coin também são mais rápidas do que os pagamentos tradicionais.

Além do JPMorgan, outros grandes Bancos também estão aumentando seus esforços em blockchain e ativos digitais. Em janeiro, o Goldman Sachs lançou sua própria plataforma blockchain, permitindo que os clientes emitam títulos financeiros como ativos digitais, incluindo imóveis. O Goldman Sachs, juntamente com o Societe Generale e o Banco Santander, também ajudou o Banco Europeu de Investimento a lançar um título digital baseado em blockchain.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future