Lightning Network inicia sua fase beta

A Lightning Network declarou oficialmente que sua mainnet está pronta para uso, enquanto o Lighitning Labs lançou a primeira versão beta do software open-source.

Leia mais: Startup focada na construção de uma cadeia logística baseada em blockchain angaria US$20 milhões

Lightning Network adentra sua fase beta

O Lightning Labs, localizado em São Francisco, anunciou nesta quinta-feira o lançamento de sua versão lnd 0.4-beta, o quarto grande lançamento do software e o primeiro classificado como beta.

Este é um grande momento para o desenvolvimento do Bitcoin, tendo em vista a introdução da habilidade para mover os pagamentos de Bitcoin para fora do blockchain principal, processando-os na Lighitning Network, que atua como uma tecnologia de segunda camada sobre o Bitcoin e permite aos usuários efetuarem pagamentos instantâneos, com custos reduzidos.

A CEO do Lightning Labs, Elizabeth Stark, explicou o lançamento em uma entrevista concedida à CNBC:

“Se o bitcoin é uma conta poupança descentralizada, a Lightning é uma conta corrente através da qual usuários podem enviar dinheiro instantaneamente.”

Os envolvidos com a Lightning Network também acreditam que, uma vez que essa tecnologia seja integrada nas redes de outras criptomoedas, seus usuários serão aptos a executar trocas mais fáceis entre blockchains — chamadas de “trocas atômicas” — um importante passo em direção ao conceito de exchanges descentralizadas (DEX).

Leia mais: Três exchanges sul coreanas estão sendo acusadas de desvio de dinheiro

Acelerando sua adoção

Apesar da lnd 0.4-beta ser a primeira implementação da Lightning Network marcada como pronta para utilização de sua mainnet, entusiastas já estão utilizando o seu software.

Conforme reportado, a Lightning Network já possui mais de 1000 nodos ativos, embora a capacidade atual da rede seja de apenas 4,5 BTC.

A Lightning Labs encorajou seus usuários a continuarem evitando colocar muito dinheiro nos canais de pagamento da LN por enquanto, tendo em vista que o software pode ainda conter bugs que possivelmente resultarão em fundos perdidos.

“#Craefulgang,” escreveram os desenvolvedores, referindo-se à matéria satírica sobre criptomoedas feita pelo comediante John Oliver, que foi ao ar no último domingo.

Também nesta quinta-feira, o Lightning Labs anunciou que concluiu a rodada de financiamento, resultando em US$2,5 milhões levantados, de um grupo de grandes figuras do Vale do Silício, incluindo o CEO do Twitter e da Square, Jack Dorsey; o co-fundador do aplicativo Robinhood, Vlad Tenev; e o antigo COO do PayPal, David Sacks.

Leia mais: American Express pode estar considerando utilizar blockchain para agilizar transações

Fonte: CCN

Edição: WeBitcoin