Mais de 1 milhão de Bitcoins saem do mercado

Bitcoin

O Bitcoin segue lateralizando e evitando que os ursos tomem o controle, o lado positivo é que as baleias estão retirando os BTCs das exchanges

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado por US$ 16.481. A criptomoeda ficou presa nesses níveis no pregão de hoje, após testar novamente suas mínimas anuais ontem. Depois do colapso da FTX, os usuários de criptomoedas perderam a confiança. Isso pode ter um impacto duradouro na classe de ativos nascente.

Detentores de Bitcoin fogem das exchanges

Os dados da exchange de criptomoedas Bitfinex indicam que os usuários estão retirando seus Bitcoins das exchanges em massa. O colapso da FTX desencadeou uma saída massiva de BTC dos locais de negociação; os investidores temem perder seus fundos no contágio.

O gráfico abaixo, mostra que a oferta de BTC das exchanges diminuiu desde meados de 2021. Essa tendência aumentou em 2022 quando o mercado de criptomoedas caiu e o Bitcoin perdeu mais de 80% de seu valor de seu recorde histórico de US$ 69.000.

image 85
Fonte: Glassnode via Bitfinex

Menos Bitcoin em locais de negociação é uma coisa boa. Os participantes do mercado perceberam isso como um sinal de alta, já que pessoas e instituições não podem vender seu BTC. Assim, o impulso de preço de alta tem menos chances de encontrar resistência.

No entanto, as condições atuais do mercado são diferentes. O declínio da oferta de Bitcoin nas exchanges pode indicar problemas para o mercado de criptomoedas.

Como observou a Bitfinex, a exchange cripto Gemini viu o declínio mais significativo em seu suprimento de BTC. A exchange viu suas reservas de Bitcoin caírem de 210.000 BTC para 163.000 em uma semana. No geral, os locais de negociação perderam mais de 1 milhão de BTC no mês passado. O relatório afirma:

Esses dados sugerem que um êxodo em massa do varejo para as exchanges centralizadas está em andamento. Todo desenvolvimento que sugere que uma bolsa específica está com problemas é um catalisador para o esgotamento dos saldos nas exchanges. Essa tendência existe desde que surgiram os rumores de insolvência da FTX.

Jogando a toalha

Além do declínio na oferta de BTC, o relatório observou desânimo entre os investidores de varejo. Esses usuários podem deixar o espaço cripto para sempre após sofrer um golpe no FTX.

O relatório não observou aumento nos saldos das carteiras de autocustódia, conforme medido pelo monitor Whalemap. O relatório observou que:

Baleias (saldo de 1-10k BTC) servem como suporte e resistência local, no entanto, as baleias BTC têm vendido e seus saldos atuais de carteira não compensam as saídas de câmbio (…). A lição para os investidores é que, embora se possa considerar que os numerosos eventos do cisne negro ficaram para trás, a pressão de venda dos HODLers e das baleias ainda está aumentando.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future