Malta irá criar a primeira agência governamental baseada em blockchain do mundo

Ilha Blockchain contará com agência do governo impulsionada pela tecnologia

Silvio Schembri, principal defensor da tecnologia blockchain em Malta e atual Secretário Parlamentar de Serviços Financeiros, recentemente anunciou que a ilha irá receber a primeira autoridade governamental baseada em blockchain do mundo, o Registro Maltês de Empresas.

Juntamente com a Suíça, Malta é cosiderada como uma das regiões mais engajadas em liderança de blockchain e criptomoedas do mundo. O país irá sediar em breve o 2019 Malta Blockchain Summit (22-25 de maio), que levanta muitas expectativas de reunir um grande número de investidores, entusiastas e startups. A curiosidade que o país demonstra m relação a este novo mercado não pode ser ignorada.

O governo de Malta e sua relação com o blockchain

Em julho do ano passado, o governo local aprovou três novas leis focadas em criptomoedas, DLTs e blockchain. Em abril de 2019, a Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MFSA) aprovou 14 empresas focadas na tecnologia que se inscreveram para o status de agentes de Ativos Financeiros Virtuais (VFA) em novembro de 2018.

Ainda mais, segundo a mídia, o parlamento maltês também concedeu licença a 3 despesas vinculadas a blockchain e criptomoedas nos últimos 12 meses. Desde então, o números de startups interessadas em se instalar na ilha cresceu significativamente.

Como um pequeno estado insular, Malta é um dos poucos países que introduziu uma regulamentação para  lidar com indústrias relacionadas a blockchain e criptomoedas.

A primeira autoridade governamental baseada em blockchain

De acordo com Silvio Schembri, a nova agência irá lidar com o processo realizado pelo Registro de Empresas, e “irá tornar possível a prestação de novos serviços, que com o sistema corrente, não estão sendo oferecidos”.

O Registro de Empresas atua como um registro público, e é responsável por registrar informações e documentação de novas empresas. Através da nova lei, a agência é responsável por todos os ativos, passivos e obrigações que anteriormente eram investidos ou adquiridos pela MFSA.

Em seu perfil no Twitter, Schembri declarou que a nova agência independente será “a primeira do mundo a ser impulsionada por um sistema blockchain“. Ele destacou que “através de extensos investimentos em TI, o Registro de Empresas será mais eficiente e irá diminuir procedimentos burocráticos desnecessários.”

Registro de empresas salta em Malta

A iniciativa local de lançar a primeira agência governamental baseada em blockchain pode ser diretamente relacionada ao número crescente de registros de empresas em Malta.

Em apenas seis anos, o número de companhias interessadas em registrar suas entidades na ilha cresceu cerca de 55%. É notável que a ilha se tornou um grande destino para empresas que operam com apostas online, jogos e setores tecnológicos.

Malta atraiu grandes players do mercado de criptomoedas, como a Binance, Nebula, Alphahex, BitPay, e muito mais. O resultado é um significativo crescimento nos volumes de negociação do país, que registrou cerca de US$56.1 bilhões sendo negociados através das exchanges locais apenas em março de 2019.

FONTE: ATOZ MARKETS

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.