Novo processo acusa Bitfinex e Tether de participarem de esquema de lavagem de dinheiro

A Tether e a Bitfinex já foram levadas ao tribunal, por serem suspeitas manipular o mercado

Em 7 de outubro, a Roche Freedman, a firma de advocacia de alto risco sediada em Nova York, levou a Tether e a Bitfinex ao tribunal, alegando que eram participantes de manipulação de mercado. Um processo de ação coletiva foi instaurado pela Roche Freedman LLP contra a Tether e a Bitfinex por manipular os mercados de criptomoedas. O documento apresentado declarava que o “esquema de fraude parcial, parte-bomba-despejo e parte-dinheiro” foi realizado através de – Bitfinex e Tether. O processo adicionalmente alegado.

“A responsabilidade deles com a classe putativa provavelmente ultrapassa US $ 1,4 trilhão de dólares americanos”.

O sócio fundador da empresa, Kyle Roche, foi ao Twitter para compartilhar as notícias.

https://twitter.com/KyleWRoche/status/1181192941773230082

O processo oficial acusou a Tether e a Bitfinex de realizar um “esquema sofisticado” para fraudar investidores, manipular mercados e ocultar receitas ilícitas. Contrariando a natureza descentralizada das criptomoedas, o processo também alegou que a Bitfinex e a Tether “ocultaram sua ampla cooperação de uma maneira que lhes permitiu manipular o mercado de criptomoedas parte de fraude, parte de bomba e despejo e parte de lavagem de dinheiro.”

O documento alegava que a Tether inflou artificialmente a demanda imprimindo (sem fundo) US $ 2,8 bilhões, criando “a maior bolha da história da humanidade”.

“Quando estourou, mais de US $ 450 bilhões em valor desapareceram em menos de um mês. As consequências continuam a afetar o mercado de criptomoedas, inclusive fazendo com que os preços sejam mais baixos do que teriam sido se não fosse pela manipulação. ”

O processo também levantou questões sobre o lastro do USDT.

“No centro desse esquema estava a alegação do Tether “de que o número de tokens [USDT] em circulação sempre será igual ao dólar em sua conta bancária.” Essa alegação permitiu à Bitfinex e o Tether sinalizar ao mercado que havia uma demanda crescente rapidamente para criptomoedas porque cada USDT impresso representou outro dólar americano investido no mercado. ”

Curiosamente, Tether e Bitfinex admitiram publicamente em 5 de outubro a possibilidade de serem processadas. A declaração dizia que as duas empresas esperavam “ação sem mérito e mercenária com base no Bogus Study”.

Em resposta à declaração da Bitfinex e da Tether, a ação declarou:

“A Bitfinex e a Tether publicaram declarações nas quais geralmente descrevem as alegações contidas neste documento, admitiram que “esperam plenamente” serem processadas e declararam que “não ficariam surpresas se apenas uma ação judicial desse tipo fosse iminente ”.

De acordo com o processo movido pela Roche Freedman LLP, a resposta das duas empresas foi dada apenas depois de “estar totalmente ciente do dano incrível que infligiram ao mercado de criptomoedas”.

Os autores citados na ação incluem David Leibowitz, Benjamin Leibowitz, Jason Leibowitz, Aaron Leibowitz e Pinchas Goldshtein individualmente e em nome de todos os outros. Esta ação foi movida contra a iFinex Inc., BFXNA Inc., BFXWW Inc., Tether Holdings Limited, Tether Operations Limited, Tether Limited, Tether International Limited, DigFinex Inc., Philip G. Potter, Giancarlo Devasini, Ludovicus Jan van der Velde, Reginald Fowler, Crypto Capital Corp. e Global Trade Solutions AG.

Imagem de Edward Lich por Pixabay

Fonte: ambcrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.