O segredo tecnológico que poucos utilizam

Grandes desafios na economia, tecnologia e no campo social que evoluíram de forma rápida em tão pouco tempo, é o segredo tecnológico que poucos utilizam.

Vivemos em uma realidade onde praticamente todo mundo mudou a forma como trabalhava, exceto profissionais essenciais da linha de frente, e a demanda por melhorias técnicas avançou. Mesmo assim, a vida segue, as pessoas continuam a trabalhar e a viver em nossa realidade em rápida mudança. A forma de ensino, os processos de ensino e estudo também passaram por muitas mudanças, com mudanças significativas. Te convido a explorar e entender como as últimas tendências podem redefinir a educação e as escolas ou estabelecimentos de ensino.

Blockchain e os novos casos de uso

DLT ou blockchain já não são palavras desconhecidas da maioria e não precisa de uma explicação detalhada, essa tecnologia já se mostra continuamente em direção à aceitação geral.
Blockchain é a “capa protetora” para Bitcoin e outros ativos digitais, e agora está sendo usado em muitos setores para interromper e aprimorar vários processos, bem como armazenar e transmitir dados de forma distribuída, totalmente segura e mais eficiente.
As principais universidades e instalações educacionais do mundo abriram novos programas de aprendizagem e cursos em blockchain, com muitas instituições em todo o mundo agora oferecendo diplomas em blockchain. A própria tecnologia está sendo usada para armazenamento de dados de alunos e tornando esses dados resistentes a hackers. Outro caso de uso importante aqui é a disponibilidade de autenticidade aprimorada que pode tornar a trapaça virtualmente impossível de realizar, tornando-se assim uma coisa do passado.

Realidade Aumentada (AR) e Virtual (VR)

Tecnologias imersivas como Realidade Aumentada e Virtual estão se tornando cada vez mais propagadas. Este desenvolvimento é adequado para muitas indústrias, mas devido à sua capacidade de aumentar significativamente a visibilidade das informações, tem um potencial considerável para a educação. Alguns já o utilizam em sala de aula para tornar as aulas de rotina mais informativas e memoráveis, dada a imersão que proporciona.

A “Internet das Coisas” (IoT) faz o trabalho se tornar mais prazeroso

O setor de IoT está se espalhando em todo o mundo e certamente virá mais demanda de instalações educacionais. Nos próximos cinco anos, o volume total de dados de dispositivos IoT conectados globalmente deve atingir números absurdos.
À medida que o número de gadgets e dispositivos cresce a uma taxa surpreendente, a IoT ajudará a automatizar tantos processos com uma gama cada vez maior de dispositivos inteligentes: de sistemas de iluminação inteligentes a quiosques de informações inteligentes, veículos de rastreamento e tráfego de pedestres para otimizar a carga e usando redes elétricas inteligentes.

Soluções de segurança baseadas em IoT, incluindo monitoramento remoto e autenticação baseada em biométrica, também podem ser implementadas, e ainda existem soluções baseadas em IoT que nem sequer pensamos ainda, mas que em breve se tornarão comuns à medida que este setor evolui em um ritmo mais rápido.

Inteligência Artificial (IA) e Chatbots facilitam a vida

A Inteligência Artificial está atualmente conduzindo a transformação digital global moderna para novos níveis de sofisticação e maturidade, e as instituições estão seguindo a tendência. A Inteligência Artificial prova ser um assistente insubstituível quando se trata de sistemas de aprendizagem de última geração e novas ferramentas de aprendizagem, que não só fornecem respostas aos alunos, mas também fornecem explicações claras e guias passo a passo em texto, áudio, vídeo, AR e Formatos de VR. Essa abordagem de aprendizagem aumentará a eficiência dos alunos, pois eles podem aprender em qualquer lugar e a qualquer hora.

Já os chatbots são pequenos ajudantes digitais que passaram por um grande “estouro” e hoje em dia ajudam a responder a perguntas em muitos setores como da saúde e turismo à educação e muito mais no meio. A ampla implementação dessa tecnologia em universidades em todo o mundo pode ajudar a lidar com perguntas básicas rápidas que os alunos costumam ter, reduzindo assim a carga de trabalho da equipe e maximizando o ensino.

Precisamos nos renovar

COVID-19 mostrou que precisamos nos adaptar, o caminho para uma transformação bem sucedida em qualquer setor passa por erros e desafios. É fato que a mudança em curso para uma sociedade totalmente digital é iminente, acelerada pelo COVID-19, com a humanidade para mais cedo ou mais tarde aceitar os benefícios do trabalho e da educação remotos.

Hoje, com as escolas fechadas e tudo, incluindo estudar e ensinar, se transforma em uma realidade online cada vez melhor, as plataformas de aulas particulares triplicaram a demanda por horas de aulas.
Embora o aprendizado online seja uma realidade para estudantes de “interior” (rurais e regionais) há anos, senão décadas, enquanto os cursos universitários online dispararam na última década, a crise do COVID-19 acelerou as coisas para um nível totalmente novo, tornando a educação online mais segura, mais acessível e mais eficiente do que nunca, quem diria futuros médicos no Ensino a Distância, enquanto destaca o incrível mundo de aplicativos que é fundamental para tornar o aprendizado online o melhor lugar para se estar.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8