Por que a reabertura de Trump não salvará a economia?

O presidente Trump diz que a economia está aumentando. Mas as pessoas ricas não gastam o suficiente, e sua falta de atividade está afetando a economia.

O presidente Donald Trump decidiu reabrir a economia dos EUA, mesmo com a pandemia fora de controle.

Embora tenhamos visto uma melhora no número de empregos e nas vendas no varejo, a economia ainda está prejudicada pela pandemia. Levará muito tempo para voltar ao normal.

Trump está otimista

Depois que o governo divulgou um relatório de empregos acima do esperado para maio, Trump deu uma conferência de imprensa triunfante, na qual afirmou que a economia estava decolando rapidamente:

https://www.youtube.com/watch?v=PVI0yw5olOQ&feature=emb_logo

Trump está otimista demais com a reabertura. Infelizmente, seu plano não salvará a economia dos EUA.

Mesmo com os estados reabrindo suas economias, os gastos e os empregos permanecem muito abaixo dos níveis pré-crise. Isso sugere que a economia demorará a se recuperar até que o vírus esteja sob controle.

O investidor bilionário Bill Ackman disse recentemente que achava que a economia começaria a se recuperar até o final do ano, mas não retornará a nada próximo do normal até a segunda metade de 2021. Se houver uma vacina distribuída no início do ano, fará uma enorme diferença.

Os ricos não estão gastando o suficiente

Um estudo realizado por economistas da Universidade de Harvard mostra que queda dos gastos nos Estados Unidos parte dos consumidores alta renda.

Anotação 2020 06 29 093814

“Enquanto os gastos do consumidor aumentaram depois que os americanos receberam pagamentos de estímulo, os gastos de alta renda ainda são 17% inferiores aos níveis pré-pandêmicos. As despesas de baixa renda estão apenas 4% mais baixas.”

As pessoas ricas reduziram seus gastos, que por sua vez destruíram milhões de empregos, especialmente no setor de serviços.

As recessões geralmente são causadas por menores gastos com bens duráveis, como automóveis e computadores. Essa recessão é diferente. O declínio nos gastos do consumidor é visto principalmente em restaurantes, hotéis, bares e outros estabelecimentos de serviços que exigem contato pessoal.

O estudo mostra que essa queda nos gastos ocorre principalmente em códigos postais ricos, cujas empresas viram suas vendas caírem 70%. Isso se compara a uma queda de 30% na receita de empresas com códigos postais mais pobres.

Essa queda de 70% na receita levou essas empresas a demitir quase 70% de seus funcionários, que são em sua maioria trabalhadores com baixos salários. As empresas com códigos postais mais pobres demitiram cerca de 30% de seus funcionários.

Isso significa que a redução de gastos pelos ricos resultou na perda de empregos principalmente para pessoas de baixa renda que trabalham em áreas ricas.

A reabertura de Trump não está impulsionando a economia

O estudo também descobriu que o pacote federal de resgate não salvou as empresas e os empregos mais afetados pela pandemia.

E a reabertura estadual não parece estimular a economia. A principal razão pela qual as pessoas parecem estar gastando menos não é por causa das restrições estatais.

Muitas pessoas ricas trabalham remotamente, optam por se auto-isolar e são cautelosas em relação à sua saúde. Eles não saem e não gastam muito, mesmo que as empresas reabram.

Os consumidores precisam estar convencidos de que não há problema em começar a sair novamente. Enquanto os americanos mais ricos tiverem medo do vírus, eles não vão gastar dinheiro. Como resultado, os trabalhadores do setor de serviços continuarão sofrendo. Nesse ambiente, uma vacina seria um divisor de águas.

Ferramentas tradicionais de política econômica, como cortes de impostos e aumentos de gastos para aumentar a demanda, não serão suficientes.

Os desempregados precisarão de mais ajuda, especialmente trabalhadores de baixa renda, cujos empregos foram focados na prestação de serviços em áreas urbanas ricas. Muitos desses trabalhadores recebem uma tábua de salvação na forma de seguro-desemprego. Mas alguns desses benefícios expirarão até o final de julho.

Até que os americanos se sintam seguros novamente, Trump deve expandir os benefícios de desemprego e ajudar os trabalhadores de baixa renda que lutam por um longo tempo na economia pandêmica.

Fonte: CCN

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.